terça-feira, 26 de outubro de 2010
Jornalismo de "berma de estrada"
Depois do "Roberto é uma besta", agora vem o "Roberto, afinal, é bestial".
Hoje, o jornalismo desportivo é uma porcaria, amanhã, porcaria será.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Um olhar sobre as modalidades de pavilhão do Sport Lisboa e Benfica
Alguns pontos de reflexão:
- Este ano, o Benfica vai, na minha opinião, lutar pela vitória em todas as nossas modalidades de pavilhão, o que, para os benfiquistas, é um motivo de orgulho;
- Em relação ao hóquei em patins, considero que temos o melhor plantel e a melhor equipa técnica, pelo que a nossa vitória na supertaça não pode ser considerada uma surpresa. As contratações de Cacau, Luís Viana e Abalos, juntamente com o regresso do "grande" Paulo Almeida vão desequilibrar a balança a nosso favor. Gostaria, ainda, de realçar o despontar de João Rodrigues (presente e futuro do hóquei português) e de sugerir a contratação de um atleta promissor da formação sportinguista - Gonçalo Alves;
- O futsal mudou, claramente, de rumo ao assumir a contratação de Paulo Fernandes. Embora o plantel não tenha mudado muito, a contratação deste treinador significou uma profunda transformação das escolas de formação. Para além disso, parece-me uma mais valia em termos tácticos a aquisição de Paulo Fernandes. A ver vamos como corre a época, mas as expectativas são as melhores;
- No andebol, após um ano péssimo, só podemos melhorar. No entanto, temo que esta melhoria possa não ser suficiente para conquistar o título. Temos, na minha opinião, o melhor grupo de jogadores (basta ver as convocatórias da selecção nacional) mas o treinador quando comparado com o do FCP está a léguas de distância. Uma saudação especial para a incorporação de Luís Gomes na estrutura encarnada;
- O voleibol representa, na minha opinião, a grande incógnita da temporada. O talento dos jogadores é inquestionável; temo, no entanto, pela adaptação de Gaspar e Flávio à nova realidade. É difícil mudar para uma nova cidade deixando para trás a família e a carreira a troco de um projecto desportivo. O êxito da época depende bastante da integração destes atletas.
- Para o final deixei o basquetebol. Acho que este ano a luta vai ser tão renhida como no ano anterior, mas tenho receio que tenhamos que trocar o novo poste americano (do que tenho visto através da televisão e ao vivo, não me tem convencido). Pena foi, que tenhamos perdido o João Santos e o Will Frisby, mas confio, inteiramente, na equipa técnica e na secção para nos conduzir ao sucesso. Convém, também, salientar o extraordinário trabalho de formação que está a ser desenvolvido no basquetebol, sob orientação de Goran Nogic;
- Em relação às assistências nos pavilhões da luz, o que me parece é que a média de idades é um pouco alta, reflectindo, talvez, o envelhecimento da população lisboeta (ao contrário dos jogos de futebol, acredito que nos pavilhões a esmagadora maioria dos espectadores seja da cidade de Lisboa). Uma nota para um grupo de espectadores que não faltam a um jogo e que têm um papel importantíssimo no apoio às diversas equipas durante os jogos;
- Uma sugestão, ainda, para a direcção, no sentido de criar o sócio modalidades, sem a obrigatoriedade de ser sócio do futebol, tornando as modalidades mais independentes. Eu sou sócio modalidades mas, em tempos de crise, talvez não fosse má ideia a criação de uma nova opção que contemplasse somente o pagamento de uma quota modalidade;
- Para finalizar, seria interessante que a Benfica Tv desenvolvesse conteúdos programáticos que visassem o esclarecimento das regras das diversas modalidades, nomeadamente, daquelas que as alteraram de forma mais drástica (por exemplo, o hóquei) o que tornaria mais interessante a visualização dos jogos, quer ao vivo, quer na televisão.
domingo, 24 de outubro de 2010
O jogo mais difícil do ano
Portimonense 0 - Sport Lisboa e Benfica 1
Este jogo, para mim, era o jogo mais difícil do ano. Após um jogo em que manifestamente todos os benfiquistas sofreram no seu orgulho, era importante que a equipa não vacilasse. E foi isso que aconteceu. O Sport Lisboa e Benfica mostrou uma consistência, a todos os níveis, notável. Que me lembre, só houve uma defesa do Roberto (por sinal, uma boa defesa) o que denota um bom trabalho de grupo; sim, porque foi o grupo que hoje esteve à prova, tendo passado com distinção.
Desculpa Vieira
tive que vir
Esteve bem Jorge Jesus na flash interview ao dizer que a força do Benfica é imparável e mais importante do que contabilizar os que estiveram é relevar os que faltaram.
Parabéns aos adeptos presentes e parabéns à nossa direcção pela tomada de posição (a qual, eu percebo inteiramente). Sabem, o S.L.B. é uma democracia desde sempre, mesmo quando vivíamos em ditadura.
O anti-benfiquismo
Como natural do Minho e tendo lá vivido muitos anos, penso que muitas vezes se confunde o anti-benfiquismo com o anti-Lisboa. Basta lembrar-me de vários amigos, nortenhos e benfiquistas, que detestam Lisboa e tudo o que, para eles, significa a capital.
Este preconceito baseia-se, fundamentalmente, na ignorância e na tentativa de arranjar um bode expiatório para todos os problemas mundanos que acometem o ser humano. Bem sei que este problema deve ser transversal a todos os países mas, convenhamos que, nem todos tiveram um indivíduo que passou toda a sua triste vida a semear ódios e a apelidar de "mouros" a quem vivia do Mondego para baixo.
Vivendo actualmente em Lisboa apercebi-me de o quão errados estavam os meus amigos em vários assuntos. Quando se fala que os ordenados são mais elevados, esquecem-se que o custo de vida é, igualmente, mais alto. Quando se fala, por exemplo, da saúde, no Norte os serviços são normalmente mais eficazes e organizados. Enfim, todas as cidades têm as suas peculiaridades. Agora, o que não é sério, é a tentativa de colagem do Sport Lisboa e Benfica ao anti-Lisboa, interpretado pelos dirigentes/indigentes do FCP, esquecendo-se que o Glorioso não é um clube de uma cidade, mas sim, um clube do mundo.
sábado, 23 de outubro de 2010
Rescaldo de Lyon
Tal como ocorreu com o Roberto, o tempo acaba sempre por clarificar as situações. Estou convencido que o Benfica vai ser apurado para os oitavos de final da Champions. Esta "quase certeza" advém do reconhecimento que faço da capacidade do nosso treinador. É arrogante? Bazófias? Ainda bem. Quero um treinador sem medo, desafiante, porque dessa forma podemos perder algumas vezes, mas acreditem, estaremos sempre mais perto da vitória final. Para aqueles que baixaram os braços, quero chamar à atenção que ganhando ao Lyon e ao Schalke 04, estaremos a fazer uma boa fase de grupos. Quanto à derrota em Lyon, realmente, não foi um jogo bem conseguido, mas, honestamente, o Benfica até consolidar o estatuto europeu, ainda vai perder mais jogos. Nada se consegue de um dia para o outro. Por fim, tenho para mim que, ao perder em Lyon, estaremos mais perto de ganhar outros jogos, igualmente, importantes (quem sabe se no Dragão).
Força Benfica e no dia 2 lá estarei na Sagres a vibrar, com a nossa vitória Benfica até debaixo de água...
Força Benfica e no dia 2 lá estarei na Sagres a vibrar, com a nossa vitória Benfica até debaixo de água...
O início
O meu benfiquismo vem desde muito pequeno. Provavelmente, desde o início. Como minhoto que sou, o contacto que eu tinha com o Benfica era através dos relatos da rádio, no dealbar dos anos 80. Já com 5 ou 6 anos lembro-me de ir ao velhinho Estádio 1º de Maio em Braga, agarrando os meus pais com uma mão e uma bandeira, com a outra. Eram tempos em que as camisolas do Benfica me pareciam ter um perfume especial, qual magia do Pai Natal. Lembro-me do Bento, do Carlos Manuel, do Valdo e de muitos outros. Recordo-me dos relatos inflamados executados no meu quarto, nos quais, o Benfica ganhava sempre. Mais tarde e como atleta federado, não perdia uma visita do Glorioso ao estádio bracarense, onde, para entrar sem pagar, bastava mostrar o cartão de atleta, anteriormente solicitado aos responsáveis do meu clube. Eram tempos fantásticos. O estádio fervilhava de benfiquistas e só me lembro de bracarenses numa das centrais. Há medida que fui crescendo e me tornando adulto, muita coisa mudou, incluindo o Benfica, no entanto, o sonho manteve-se. O meu Benfica! Um clube com origens humildes mas que, com grande carácter e dignidade, se tornou gigante, maior que o próprio País. Ao olhar para trás, lembro-me do meu avô materno "colado" ao rádio, ouvindo o relato numa tarde de domingo; lembro-me dos abraços ao meu pai e à minha irmã, em pleno estádio da Luz, no decorrer do S.L. Benfica - Nápoles. Enfim, o Benfica sempre foi uma constante na minha vida e na da minha família e por tudo isto só tenho que dizer: obrigado Sport Lisboa e Benfica!
Subscrever:
Mensagens (Atom)



