domingo, 14 de novembro de 2010

"magister dixit"



O presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, inaugurou este sábado a Casa do Benfica na Nazaré, onde afirmou que “as pessoas, a sua dedicação e o seu esforço são a alma do Benfica!” Leia o discurso na íntegra.

“Permitam-me que comece esta intervenção por expressar uma palavra de sentido reconhecimento a todos quantos trabalharam e dedicaram o melhor do seu esforço para levar por diante o projecto que há pouco tivemos oportunidade de inaugurar.

Não me tenho cansado de afirmar nas várias intervenções que tenho vindo a fazer que o Benfica são pessoas. Que a nossa aposta passa pelo seu envolvimento, pela valorização da sua participação junto do Clube.

E nesta perspectiva o papel das Casas do Benfica é insubstituível. A nossa dinâmica também se vê pela expansão das nossas Casas, pelo esforço que os nossos adeptos emprestam à divulgação do Clube e ao seu crescimento.

Este é o segredo que fez deste Clube um Clube centenário! As pessoas, a sua dedicação e o seu esforço são a alma do nosso Benfica!

Queria, por isso, na pessoa do seu Presidente, Eng.º Reinaldo Silva, agradecer a toda a Direcção e a todos quantos de forma anónima trabalharam e nos permitiram inaugurar mais uma Casa do Benfica.

A Nazaré representa aquilo que queremos para o futuro das Casas do Benfica. A uniformização da sua imagem, a prestação de novos serviços, a dinamização de novas parcerias comerciais. É esta a nossa aposta, é por aqui que vamos seguir.

Podem acusar-me de muitas coisas, mas há uma que, garantidamente, ninguém pode fazer: sempre defendi o Benfica, sempre trabalhei pela sua recuperação, pelo seu crescimento!

Os interesses deste Clube sempre estiveram primeiro! Porque só pensando no Benfica como se pensou é que poderíamos ter chegado até aqui!

Esta semana li e ouvi muitas críticas à nossa equipa, ao nosso treinador. A crítica é legitima quando feita de boa fé. Todos nós, por opções que assumimos, podemos ser criticados.

Eu já o fui – e em alguns casos – reconheci razão nessas críticas. Mas o que não podem esperar de mim é ingratidão.

O que não podem esperar de mim é que tenha memória curta. Esta equipa, com este treinador, são os mesmos que o ano passado conquistaram o nosso 32.º título de campeão.

Esta equipa, com este treinador, foram os mesmos que nos encheram de orgulho, que fizeram de Lisboa um espaço demasiado pequeno para tantos benfiquistas, que fizeram de Portugal e de todos os países lusófonos espaços de celebração.

Esta equipa e este treinador não perderam competência, não perderam ambição e não perderam nem o meu apoio, nem o apoio – estou certo – dos benfiquistas.

Que fique bem claro para todos que Jorge Jesus não está a prazo, mas sim comprometido e empenhado em continuar a trabalhar e a dar ao Benfica o melhor do seu saber e competência.

Criticar nos momentos maus e elogiar nos momentos bom é fácil e oportunista. Infelizmente, alguns só aparecem nos momentos maus.

O meu desafio a todos os benfiquistas é o de não se deixarem abater, é o de manterem a confiança na nossa equipa. A gratidão é uma virtude, e eu sou grato àqueles que já tanto fizeram pelo Clube. Nunca o esqueçam!

Ao contrário de outros que se alimentam do mal alheio e fazem disso o seu principal motivo e sentido de vida, não fico feliz pelo insucesso dos nossos rivais, fico – isso sim – feliz pelo nosso sucesso. É isto que nos torna tão diferentes dos outros. É isto que nos distingue deles.

O que nos importa somos nós, e é exactamente por isso que somos o maior clube português! O segredo das grandes equipas é saberem levantar-se quando caem, e depois de levantar-se conseguem ficar mais fortes. É isso que vamos fazer, vamos ultrapassar o que se passou e seguir mais fortes e mais decididos do que até aqui.

A nossa história é uma história de persistência, de carácter, de querer. É uma história de resistência, de sucesso, mas também uma história de superação dos momentos menos bons. Continuemos fiéis à nossa história!

É curioso assistir à forma como alguma imprensa informa e como outra se encarrega de distorcer.

Pelo que tive oportunidade de ver nas últimas três semanas, já contratamos, observamos ou estamos interessados em mais de 18 jogadores.

Outros dizem que pagámos por alguns atletas verbas que efectivamente não correspondem à verdade, outros, ainda, só destacam o valor nosso passivo, esquecendo – vejam a coincidência – o valor do nosso activo!

Uma coisa vos digo, se há coisa que trouxe ao Benfica – e tenho orgulho nisso – foi transparência. As nossas operações são todas auditadas. Podem criticar-me, seguramente, por vários motivos, nunca pela seriedade e total transparência das nossas contas. Isso, para mim, é ponto de honra.
A terminar, permitam-me uma palavra, sobre a nossa recente deslocação a Luanda.

Mais uma vez digo que a crítica é livre e legítima. Mas se outro motivo não houvesse para justificar a nossa viagem, havia a honra e o privilégio de termos sido convidados para participar num momento que é único para o povo angolano, que é a celebração da sua independência.

Angola faz parte da nossa história, muitas das nossas vitórias foram escritas com o talento de jogadores angolanos.

O Sport Lisboa e Benfica – nunca o esqueçam – não é uma equipa de futebol, é uma das principais bandeiras do país.

E porque representamos Portugal temos o dever de honrar a memória dos nossos fundadores.

Por isso vos posso dizer que foi um orgulho ter estado em Luanda. É um orgulho representar Portugal!

Muito obrigado!”

Foto e discurso retirados do site oficial do Sport Lisboa e Benfica

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Domingo, todos à Luz

Foto retirada do site oficial do Sport Lisboa e Benfica.

 

Reagir como um grande, e não chorar como um pequeno!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

In Jesus we trust


Foto retirada do site do jornal Record.

Se houver algo a mudar no Sport Lisboa e Benfica, não é o treinador, com toda a certeza.
Tivessem-lhe dado matéria prima no mercado de transferências e outro galo cantaria nesta altura. Já chega de bodes expiatórios. Assumam a responsabilidade e estejam à altura da ambição do treinador.

Angola - Benfica 0-2 (Taça da Independência )

Depois de um fim de semana trágico e ainda a viver um intenso desgosto, confesso que senti orgulho ao ver o nosso emblema associado a um facto tão importante para os dois países.

Apito Dourado

Só para lembrar que passou mais um dia sem punição social e penal para os intervenientes do maior escândalo de corrupção do futebol português.

O link para ver/ouvir as escutas do processo apito dourado é:

http://www.youtube.com/user/juizmarado#p/u/0/-y7swlgm9lA

Como dizia Ricardo Araújo Pereira, o azar de Saddam Hussein foi não ter sido julgado em Portugal!

Solidariedade para com Ricardo Araújo Pereira e Zé Diogo Quintela


Foto retirada do site do jornal Record

O jornal Abola censurou uma crónica de Zé Diogo Quintela, o que fez com que o mesmo e Ricardo Araújo Pereira cancelassem as suas participações no referido jornal.
Será que os directores do jornal não têm dois neurónios para apreciar a única coisa de interessante leitura que semanalmente publicavam? Terá que um jornal desportivo ser obrigatoriamente boçal ou com opiniões enviesadas e ignorantes? Para o jornal Abola a resposta é sim. Não contem é com a minha leitura. Os tempos da censura e do medo já passaram. Modernizem-se.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Bode expiatório

Já temos bode expiatório. Vamos cozê-lo em lume brando e depois começar um novo ciclo.
Tristes dirigentes que não aprendem nada com o passado. Estas coisas devem ser debatidas dentro do clube e não atirando recados para os jornais. Como é que é possível tratar assim um treinador campeão! Eu não me revejo nestas atitudes. Os nossos são para defender até ao fim.