sábado, 27 de novembro de 2010

Antevisão do jogo Beira-Mar - Sport Lisboa e Benfica por Jorge Jesus

Quando ganhamos, ganhamos todos e quando perdemos, perdemos todos.
In Jesus we trust!!!

Discurso do presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, na inauguração, este sábado, da Casa do Benfica em Mira



“Para aqueles que sabem o esforço que sempre dediquei e a importância que sempre reconheci às Casas do Benfica, imaginam a satisfação de poder estar aqui, hoje.

A minha primeira palavra é, merecidamente, de reconhecimento para todos os que trabalharam e dedicaram o melhor do seu esforço para levar por diante o projecto que há pouco tivemos oportunidade de inaugurar.

Queria, por isso, na pessoa do Presidente da Direcção da Casa do Benfica de Mira, senhor Pedro Gordo, dar os parabéns a todos aqueles que tornaram esta realidade possível.

O projecto das Casas – a aposta no seu desenvolvimento – sempre representou para mim a melhor garantia do crescimento do Sport Lisboa e Benfica.

Trata-se de um património incalculável, porque as Casas representam a diversidade dos locais e das pessoas que vivem diariamente o nosso Clube.

As Casas do Benfica testemunham a dimensão universal do Benfica. São, geograficamente, as nossas “embaixadas” em todo o Mundo, e isso é algo que nunca podemos esquecer!

Devo dizer-vos que quando olho para trás e vejo o ponto de partida e onde estamos hoje, sinto um tremendo orgulho no caminho percorrido.

Nunca esqueço – porque foi aí que muitas vezes procurei forças – que uma das minhas principais preocupações foi sempre a de devolver o Clube aos sócios, aos adeptos, porque é aí que reside a verdadeira força do Sport Lisboa e Benfica. É isso que nos torna grandes!

Todos nós somos responsáveis por transmitir aos mais novos os valores e a dimensão do nosso Clube. É por isso que as Casas do Benfica são importantes, porque parte da preservação da nossa história e do testemunho dos nossos valores passam por aqui.

Mas mais do que viver e preservar a história do Benfica, é importante que as Casas se integrem cada vez mais na comunidade onde estão inseridas, e por isso não posso deixar de destacar a forma dinâmica como esta Casa do Benfica contribui para a vida comunitária de Mira.

Sei da intensa actividade que esta Casa desenvolve a nível cultural e desportivo e é isso que espero das nossas Casas, que funcionem de forma integrada com a vida do Concelho, que sejam factor de mobilização e de dinamização das suas comunidades! Sei que isso em Mira é uma realidade. Parabéns também por isso!
Como devem compreender, pelas razões que conhecem, este não é um tempo feliz, mas também não é o tempo de desistir e muito menos de inverter o caminho.

Perante as dificuldades devemos ser persistentes, perante as dificuldades devemos redobrar as nossas convicções.

Nunca devemos cair na tentação de reagir a quente, ou escolher o caminho mais fácil, porque o caminho mais fácil, muitas vezes, é aquele que nos leva aos maiores problemas.

Todos sabem que sou uma pessoa exigente, que todos os dias reclamo mais trabalho e dedicação, mas sou ao mesmo tempo conhecedor de que todos projectos necessitam de estabilidade.

O caminho do sucesso também conhece contratempos!

Sei do desencanto dos benfiquistas. Partilho desse desencanto, lamento o percurso acidentado que temos vivido. Mas estou certo de que os primeiros a lamentá-lo são os nossos jogadores e a nossa equipa técnica.

Quando ganhamos, ganhamos todos. Quando perdemos, também perdemos todos. Por isso é que é injusto as campanhas que alguns jornais têm feito contra alguns dos nossos jogadores e, até, contra o próprio treinador.

A esses, e a todos vós, digo que este não é o tempo de abandonar a equipa, mas o tempo de a ajudar a recuperar o caminho do sucesso. Este não é o tempo de dizer que tudo vai mal, mas o tempo de ajudar a recuperar o que de bom todos eles fizeram num passado muito próximo.

Já o disse recentemente, mas quero aqui, em Mira, repeti-lo: É com Jorge Jesus que queremos e vamos continuar a ganhar. Conheço-lhe o trabalho, a exigência e a seriedade. Não podemos passar da euforia à depressão em tão pouco tempo.

Este é um momento de fazermos uma análise fria, justa e principalmente com alguma memória! Porque é bom olhar para o presente e para o futuro, sem esquecer o que foi o nosso passado! É isso que faço e é isso que convido todos os benfiquistas a fazer!

Já demonstrámos que conseguimos ultrapassar dificuldades, que conseguimos vencer grandes problemas, porque, mais importante que os problemas, é a nossa vontade de os resolver.

Neste Clube a unanimidade não se alcança – como em outros clubes – pela intimidação daqueles que discordam. A grandeza deste Clube resultou, exactamente, de ter sabido construir a nossa história na diversidade e na possibilidade de todos se exprimirem livremente. É isso que nos diferencia!

Mas, dito isto, também gostaria de recordar que é nos momentos de maior dificuldade que nos devemos manter mais juntos, mais unidos!

Já enfrentámos no passado muitas tempestades, vamos – no presente e no futuro – continuar a enfrentar algumas. É natural, porque cada tempo traz as suas dificuldades, mas não serão os acidentes de percurso que nos irão distrair da necessidade de mantermos este rumo e esta visão de crescimento.

Obrigado a todos, Viva o Benfica!”
 
Foto e discurso retirados do site oficial do Sport Lisboa e Benfica

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Informação e campanha



Pedro Guerra na Benfica Tv faz lembrar o último porta-voz oficial do antigo regime de Saddam Hussein, a quem a imprensa estrangeira apelidou de "Ali o comediante".

Quando a entrevista se cruza com a opinião pessoal

Jornalista Rui Dias



Depois de ouvir as escutas do Apito Dourado, como é possível fazer estas duas perguntas?
  • Resposta 1: Não ouviu as escutas e vive na ignorância,
  • Resposta 2: Ouviu as escutas mas vive em negação,
  • Resposta 3: Perdeu a vergonha, completamente.
Foto do jornalista Rui Dias e extracto da entrevista ao treinador Artur Jorge retirados da edição impressa do jornal Record (26-11-2010)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Em defesa do Benfica

Jorge Jesus é um excelente treinador. Para mim, o melhor a treinar em Portugal. Só um excelente treinador conseguiria colocar o Benfica a jogar da maneira como jogou na época passada. Só um excelente treinador conseguiria rentabilizar Di Maria, Aimar, Saviola, Cardozo, David Luiz, Fábio Coentrão, etc, como Jesus o fez. Não me lembro de ver o Benfica perder um jogo por falta de empenho dos jogadores, como, anteriormente, via amiúde. Só um treinador e um homem com grande capacidade e fé nas suas capacidades conseguiria lidar com o início de época de Roberto. Criticar quando se perde é fácil; dizer que Jesus é teimoso é apetecível, no entanto, as pessoas esquecem-se que é essa teimosia que faz dele um treinador especial. Para os mais distraídos basta recordar como Jesus resolveu o problema de Cardozo, na época passada, com as grandes penalidades; ao manter a confiança no jogador, o treinador ganhou um valor essencial para a conquista do campeonato. A maior parte dos treinadores mudaria o marcador dos penaltis. Agora, fala-se da teimosia em manter uma táctica para a qual não temos jogadores, no entanto, esquecem-se que o Benfica para rentabilizar dois dos seus melhores jogadores (Aimar e Saviola) tem que jogar em 4-4-2 ou 4-1-3-2. Aimar, na minha opinião, perde muito se jogar num meio campo a três ou, então, como segundo avançado; Saviola rende muito mais como segundo avançado do que como extremo. O que falta então ao Benfica? Faltam substitutos para Di Maria e Ramires. Gaitan, ainda, não tem capacidade para ser importante no lado esquerdo (quer a abrir em situações ofensivas, quer a fechar sem bola); Sálvio é um excelente jogador, mas quando joga ao mesmo tempo que Gaitan, desequilibra a equipa em situações defensivas (fica um meio campo demasiado ofensivo); Rúben Amorim seria a peça-chave neste meio campo mas tem estado lesionado desde o início da época. Na minha opinião, é o jogador, deste plantel, que mais facilmente pode ocupar o lugar de Ramires, equilibrando a equipa em situações de transição defensiva. Depois disto tudo, qual é a culpa de Jorge Jesus? Para mim, pouca. No limite, é a mesma de Fernando Santos quando se viu sem Manuel Fernandes e Simão no início da época. Quem construiu o plantel, não adquirindo um substituto para Ramires após a venda do seu passe e não tendo um substituto para Di Maria já integrado no próprio plantel (trazer um jogador da Argentina para Portugal com a responsabilidade de substituir Di Maria, logo de imediato, é brincar com o fogo!) tem que assumir a responsabilidade. Quando Jesus assume a vontade em atacar a Champions, de certeza que estava a contar com outros jogadores para o futuro plantel (provavelmente, houve jogadores que foram prometidos e que nunca vieram!). Atribuir a responsabilidade do fracasso ao treinador é o mais fácil mas não é o que o clube precisa. Os dirigentes têm que assumir que a época teve erros de planeamento e assumir que Jorge Jesus é o treinador para a próxima época, (os jogadores e os adeptos precisam de uma mensagem forte por parte do presidente) porque é o melhor treinador em Portugal. Em situações similares, mais a norte, já vi renovações contratuais com o treinador serem bastante profilácticas para o interior do plantel e resolverem potenciais problemas de liderança.

Foto retirada do site oficial do Sport Lisboa e Benfica

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sport Lisboa e Benfica 5 - A.E. Fisica 1 (hóquei)


Foto retirada do site oficial do Sport Lisboa e Benfica

Marcadores: Tiago Rafael (3), Ricardo Pereira e Cacau.

Valeu o hóquei nesta quarta-feira negra.

Hapoel 3 - Sport Lisboa e Benfica 0


Lei de Murphy é um adágio popular da cultura ocidental que afirma: "Se algo pode dar errado, dará" ou ainda: "Se algo pode dar errado, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo a causar o maior estrago possível".

Foto e citação retirados da Wikipédia 




Match statistics

H. Tel-Aviv
Benfica
3Goals scored0
5Attempts on target8
4Attempts off target10
3Yellow cards1
0Red cards0
16Fouls committed18
2Corners21
8Offsides1
23' 10''Possession (time)29' 21''
44Possession (%)56

Estatísticas retiradas do site da Uefa.

Carambas, domínio completo do jogo e derrota por 3 golos sem resposta! Vinte e um cantos a favor e no 1º canto contra, golo. Não sei que diga. Se fosse a 1ª derrota da época diria que tinha sido azar, assim, se calhar, é mais qualquer coisa. Falta de concentração? Falta de mentalidade ganhadora? Não sei, mas que parece ... Má planificação da época? Sem dúvida que sim. 

Resultado final: já fomos na Champions.