Face as reiteradas declarações falsas e difamatórias
que desde o passado sábado foram proferidas pelo senhor Juan Bernabé,
ou pelo seu advogado, em relação aos incidentes verificados no passado
dia 18 de Dezembro, a Benfica SAD vem esclarecer que:
a)
Ao contrário do que repetidamente tem afirmado, o senhor Juan Bernabé
não foi agredido, antes agrediu de forma injustificada e gratuita um
Director da Benfica SAD, nos momentos que antecederam a entrada das
equipas do SL Benfica e do Rio Ave em campo, no passado sábado. Situação
presenciada por várias testemunhas que se encontravam no local e que
ficou registada pelos meios de segurança.
b) Esta agressão
não foi um acto isolado. Infelizmente, muitos outros incidentes foram
registados ao longo dos últimos anos por aquele prestador de serviços
desta Sociedade, envolvendo insultos e ameaças a diferentes
profissionais do SL Benfica (Secretária Geral, Relações Públicas,
Direcção Comercial&Marketing e Futebol de Formação).
c) Não se pode ter por pessoa de bem alguém que deturpa os factos e mente deliberadamente aos sócios.
d)
Ao longo dos últimos meses, esta Administração encetou diversas
diligências junto do Senhor Juan Bernabé para que este alterasse o seu
comportamento.
e) Do diálogo entre as partes, sempre
resultou o entendimento de que seria possível uma melhoria da postura
daquele prestador de serviços, sendo para tal imperioso que este
respeitasse, não apenas os colaboradores do Benfica, mas também as
normas em vigor, nomeadamente aquelas que definem os procedimentos
relativos à organização de jogos.
f) Infelizmente, os
acontecimentos do dia 18 revelaram que não se trata de um problema
pontual, mas sim de uma atitude reiterada e intolerável de desrespeito
perante aqueles que sempre colaboraram com ele e, na pessoa destes,
perante o próprio Benfica.
g) O símbolo do Sport Lisboa e Benfica é a águia, não o senhor Juan Bernabé.
h)
A Benfica SAD não pode deixar de lamentar esta situação, mas, em face
das agressões perpetradas e das declarações entretanto proferidas, não
deixará de accionar os mecanismos legais ao seu dispor.
i)
O SL Benfica foi, durante muito tempo o único clube do Mundo que tinha o
seu símbolo a voar nos seus jogos. E só deixou de ser quando a ‘águia’
se transformou num negócio que nada tem a ver com benfiquismo. Facto
que, naturalmente, lamentamos.
j) Foi alertado, em diversas ocasiões, quanto a esta situação. Nada mudou, apenas se agravou o seu comportamento.
k)
Face à importância reconhecida do voo da águia, como símbolo vivo do
nosso Clube, esta Sociedade irá tomar as medidas necessárias para que a
mesma volte a animar o Estádio da Luz a breve trecho.
Lisboa, 20 de Dezembro de 2010
O Conselho de Administração