sábado, 25 de dezembro de 2010

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Jesus é grande

Jorge Jesus comentou esta quinta-feira os recentes elogios de Pinto da Costa, onde o presidente do FC Porto disse que o Benfica tinha “um grande treinador”. Para o técnico encarnado tudo não passa de uma “intenção de dividir a família benfiquista”.
“Penso que todos os adeptos benfiquistas percebem o sentido dos seus elogios, que têm a intenção de dividir a família benfiquista. Vou permanecer muitos mais anos no Benfica. Vou continuar a ganhar e a dar muitas alegrias aos benfiquistas”, referiu Jesus, durante uma iniciativa de solidariedade da “Acreditar”.
Sobre o campeonato o timoneiro das águias continua a reiterar que ainda nada está decidido: “Quem está em primeiro é sempre melhor, mesmo que tenha dependido de terceiros. Mas devo recordar que ainda estamos na primeira volta do campeonato”.
“A corrida ao título é a três. Penso que o Sporting ainda tem uma palavra a dizer”, finalizou o técnico campeão nacional.

Foto e texto retirados do site do jornal Record

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Política de aquisições do Sport Lisboa e Benfica

A política de aquisições do Sport Lisboa e Benfica parece passar pela aquisição de jovens valores a nível nacional e internacional, colocando-os, posteriormente, a rodar, de modo a que possam vir, futuramente, a integrar o plantel benfiquista ou então serem vendidos com benefício financeiro. À primeira vista, a ideia parece ser bastante interessante, no entanto, tenho receio que o Sport Lisboa e Benfica se converta numa espécie de entreposto comercial de compra e venda de jogadores, qual paraíso para empresários e comissionistas. No fundo, os jogadores são adquiridos não em função de uma necessidade imediata da equipa, mas sim, tendo em conta o ratio potencial/preço, visando um futuro negócio. Se comercialmente a estratégia parece correcta, convém não esquecer que os clubes têm que ter como objectivo principal a vertente desportiva.

O ataque à segunda parte da época

Uma vez que, até ao momento, perdemos dois jogos com o nosso principal adversário intra-muros, torna-se necessário fazer uma reflexão e perspectivar o resto da temporada. Se nada de anormal acontecer e numa lógica de bipolarização do futebol português, o Sport Lisboa e Benfica jogará com o FCP mais três vezes, no mínimo, até ao final da época. Jogaremos, muito provavelmente, a final da Taça da Liga em Aveiro, o jogo do campeonato na Luz, um ou dois jogos para a taça de Portugal e, quem sabe se um ou dois jogos para a liga Europa. Assim, podemos ir de um jogo garantido até 6 jogos no máximo. Convenhamos que, depois de perder dois jogos, bem perdidos, até ao momento, convém unir fileiras e criar condições para poder ganhar os dérbis que faltarão disputar. Numa época de reabertura do mercado seria bom que o Benfica adquirisse, na minha opinião, um bom médio/ala esquerdo que pudesse permitir a Jesus jogar com Salvio, ou com Amorim, ou mesmo Martins no lado direito; isto é, um jogador que possa atacar e defender com grande eficácia. Outra posição em que o Benfica se encontra deficitário é a de defesa lateral e aqui, eu arrisco dizer que, o Sílvio do Sporting de Braga seria uma excelente opção, uma vez que pode jogar muito bem em ambos os flancos e já é jogador de selecção. Isto parece-me o mais urgente. Numa lógica de perspectivar o futuro e uma vez que a saída de Coentrão e David Luiz me parece incontornável no Verão, seria interessante contratar dois substitutos com antecedência para poder adaptar, os mesmos, ao clube e ao futebol português.