quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Limburgse Handbal Dagen (andebol do Benfica ganha torneio na Holanda)

Foto retirada do site oficial do Sport Lisboa e Benfica

1ª Jornada:

Vos Investment / Lions 34-31 Eurotech / Bevo HC
Viking Stavanger HK 34-32 St. Petersburg HC

2ª Jornada:

Viking Stavanger HK 33-35 Vos Investment / Lions
St. Petersburg HC 34-26 Eurotech / Bevo HC

3ª Jornada:

Vos Investment / Lions 28-33 St. Petersburg HC
Eurotech / Bevo 32-35 Viking stavanger HK

Poule A     

 1     St. Petersburg HC (RUS)             3 jogos      4 pontos
 2     Viking Stavanger HK (NOR)       3     4
 3     Vos Investment / Lions (HOL)     3     4
 4     Eurotech / Bevo (HOL)             3     0


1ª Jornada:

RK Borac Banja Luka 33-33 SL Benfica 
Kras / Volendam 33-25 All Stars

2ª Jornada:

All Stars 27-30 SL Benfica
Kras / Volendam 25-34 RK Borac Banja Luka

3ª Jornada:

SL Benfica 30-29 Kras / Volendam
RK Borac Banja Luka 31-30 All Stars



Poule B        

 1     RK Borac Banja Luka (BIH)     3 jogos     5 pontos
 2     SL Benfica (POR)                  3     5
 3     KRAS / Volendam (HOL)     3     2
 4     All Stars (HOL)                     3     0


Meias-Finais:

St. Petersburg HC (RUS)  28-33 SL Benfica (POR)

RK Borac Banja Luka (BIH) 31-23 Viking Stavanger HK (NOR)


Jogo do 7º e 8º Lugar:


Eurotech / Bevo (HOL) 25-29 All Stars (HOL)

Jogo do 5º e 6º Lugar:

Vos Investment / Lions (HOL) 25-32 KRAS / Volendam (HOL)

Jogo do 3º e 4º Lugar:

St. Petersburg HC (RUS) 38-30 Viking Stavanger HK (NOR)

Final:

SL Benfica (POR) 23-21 RK Borac Banja Luka (BIH)

Marcadores: C.Carneiro(6), C.Pedroso(4), A.Areia(1), Zaikin(3), P.Graça(1), D.Tavares(4), J.Costa(3), J.Pais(1).


Classificação Final:


1º Lugar - SL Benfica (POR)
2º Lugar - RK Borac Banja Luka (BIH)
3º Lugar - St. Petersburg HC (RUS)
4º Lugar - Viking Stavanger HK (NOR)
5º Lugar - KRAS / Volendam (HOL)
6º Lugar - Vos Investment / Lions (HOL)
7º Lugar - All Stars (HOL)
8º Lugar - Eurotech / Bevo (HOL)

Entrevista a Ricardo Araújo Pereira



Deve ter sido uma das prendas mais repetidas junto dos benfiquistas que sabem ler. E até dos que não sabem. "A Chama Imensa", livro que reúne as crónicas de Ricardo Araújo Pereira sobre o Benfica no jornal "A Bola", é um retrato do amor (às vezes ódio) de um homem pelo seu clube.
O Gato Fedorento, sócio número 17.411, fala-nos das origens do seu benfiquismo e de uma fé no seu clube de tal maneira inabalável que resiste à lógica, bom senso e matemática.

É possível que a águia Vitória não volte a voar no Estádio da Luz. Vai fazer muita falta?
Sim, fará falta. E é pena. O Benfica era o único clube que conseguia organizar um espectáculo daqueles com o seu símbolo. Os leões não voam tão bem e os dragões padecem do mesmo mal que a maior parte dos penalties que se vão assinalando a favor do Porto: não existem. Ainda assim, S. Jorge matou um. Veja como deve tratar-se de um bicho irritante, para conseguir fazer com que um homem que era santo perdesse a paciência.

Qual é a sua memória mais antiga do estádio da Luz?
Talvez um Benfica-Porto de 1981. Cheguei ao terceiro anel antigo logo a seguir ao almoço, porque os jogos eram à tarde e não havia esta mariquice dos lugares marcados, como na ópera. A certa altura, Pietra deu uma soberba sarrafada ao Frasco, que ficou a contorcer-se no chão. Um consócio que estava ao meu lado gritou, com muita humanidade: "Se ele está a sofrer, o melhor é abatê-lo!" Ganhámos 1-0, golo de João Alves. Resultado magro mas, tendo em conta que o árbitro era António Garrido, foi goleada. Nesse ano, fomos campeões e ganhámos a taça, também ao Porto, 3-1 na final. Três golos de Nené. Veloso marcou um na própria baliza logo a abrir, para lhes dar um de avanço, a ver se o jogo ficava mais equilibrado. Não resultou.

Por que razão escolheu o Benfica?
Quando eu era pequeno, o meu primo António convenceu-me de que o Benfica era o melhor clube do mundo. Sem querer tirar mérito ao meu primo António, não é difícil convencer uma pessoa disso, uma vez que é verdade. Quanto ao meu primo António, é do Benfica por causa de um barbeiro que lhe cortava o cabelo no Areeiro. Portanto, em última análise, sou do Benfica por causa do barbeiro do meu primo António. Até agora, foi o máximo que consegui apurar acerca da minha genealogia benfiquista.

No seu livro fala do Shéu e do Rui Costa, de querer ser como eles. Há algum jogador da actual equipa que lhe mereça essa empatia e admiração?
Em princípio, invejo o destino de todos os rapazes que vestem aquela camisola. Hoje, gosto especialmente do Maxi [Pereira] e do Fábio [Coentrão], uma vez que só não mordem nos adversários porque as regras não permitem; do Ruben Amorim, porque é do Benfica desde os três meses - e isso nota-se no seu futebol; do Luisão e do David Luiz, porque são a melhor dupla de centrais desde Mozer e Ricardo Gomes; do Aimar, porque descobre jogadores isolados para surpresa de toda a gente - incluindo dos próprios, que se apanham sozinhos sem saber como à frente da baliza; do Carlos Martins, porque é um digno sucessor de Carlos Manuel, a locomotiva do Barreiro; e do Roberto, porque é do tamanho de um guarda-fatos que a minha avó tinha e cada vez defende melhor. E, enfim, dos outros todos.

Costuma ver os juvenis na Benfica TV e o futsal de veteranos? Claro. Estou de olho num puto que parece o Valderrama (acho que lhe chamam mesmo Valderrama) e gosta de fintar várias vezes o mesmo adversário antes de avançar para a baliza. No futsal de veteranos, acompanho com especial interesse a carreira de um avançado que talvez tenha dois ou três quilos a mais. Isto para falar apenas nas modalidades que citou. Mas se um velhote vestir a camisola do Benfica e começar a jogar chinquilho, sou menino para ir apoiar.

A enumeração dos maiores flops do clube é uma ocupação frequente entre benfiquistas que se querem rir deles próprios. Qual é para si a mais fracassada de todas as contratações do glorioso?
Se calhar, é mais fácil fornecer-lhe o meu onze ideal de cepos: na baliza, Bossio. Moretto, Zach Thornton e Butt esperam oportunidade no banco. Lateral direito: Dudic, embora Ricardo Rojas e Gary Charles tenham valor para ocupar o lugar. Centrais: Jorge Soares e Paulão, o coice de mula. Jorge Bermúdez, Machairidis, Simanic e outros 10 ou 20 que não me ocorrem agora também eram exasperantes. No lado esquerdo da defesa, o meu coração balança entre Steve Harkness, Alessandro Escalona e Emmanuel Pesaresi. Mas se me der 5 minutos, talvez encontre pior. Trinco: Michael Thomas, com Marco Freitas, Jamir e Paulo Almeida no banco. Daqui para a frente, seria preciso escolher 5 entre Taument, Glenn Helder, Leónidas, Manduca, Luís Carlos, Luís Gustavo, Clóvis, Uribe, Hassan, Marcelo e Pringle. Uma tarefa difícil.

O que sente ao ver isto [link para o vídeo promocional da Operação Coração, no YouTube]?
Sinto alívio por já não estarmos nessa situação e incredulidade por ter sido possível convencer as pessoas a fazer essas doações. Depois lembro-me do título da Operação Coração que tenho emoldurado na minha secretária e percebo tudo um bocadinho melhor.

E isto [o golo e as lágrimas de Rui Costa depois de marcar ao Benfica enquanto jogador da Fiorentina]?
Eu estava no estádio nesse dia e na bancada também estávamos todos a chorar. Que quer que lhe diga?, os benfiquistas são pessoas sensíveis. Hoje, este episódio continua a emocionar-me, apesar de se ter tornado comum: quando o Inter marcou ao Sporting, Luís Figo também chorou. Chorou a rir, mas chorou.

Não estão em "A Chama Imensa" as crónicas todas. Como fez a selecção?
Excluí as que tinham ainda menos interesse do que as que ficaram. Só fiz ponto de honra em manter todas as que falavam de Rui Moreira. Um homem que é proprietário de um cão que ressuscita merece a distinção. Haja respeito pela Páscoa canina.

Como é ser um dos "dois rafeiros atiçados às canelas" de Miguel Sousa Tavares?
É surpreendente, porque sempre apontei para o lombo. Miguel Sousa Tavares tem uma relação um pouco conflituosa com os factos e uma grande capacidade para ignorar evidências, como certos documentos que temos vindo a ver, ler e ouvir. Ora, como disse a avó de um adepto do Benfica chamada Sophia de Mello Breyner, "vemos, ouvimos e lemos / não podemos ignorar". Palavras sábias.

Durante o período em que foi cronista de "A Bola", qual foi o melhor alvo?
Deve ter sido o Pinto da Costa. É quase inevitável, uma vez que se mantém no cargo há décadas e é um homem multifacetado, que ora declama poesia como João Villaret, ora dá indicações de trânsito como um GPS. O facto de estar a cumprir pena de suspensão por tentativa de corrupção activa enquanto se queixa das arbitragens também é divertido.

Qual é para si a equipa mais fácil de caricaturar do nosso campeonato?
É possível que seja o Sporting. Sempre que o Benfica está no fundo, o Sporting tem a gentileza de aparecer para demonstrar que é possível descer um pouco mais. Um dia depois de termos levado 5 do Porto, o Sporting jogou contra o Guimarães. Estava a ganhar 2-0. Nisto, o Vitória reduz. Depois, empata. A seguir, marca o golo da vitória. Até me passou um bocadinho da azia.

Acha que ainda vamos lá este ano?
Claro. Mas eu sou suspeito, uma vez que continuo a acreditar mesmo quando já é matematicamente impossível.

Foto e texto retirados do jornal ionline.pt

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Jose Luis Fernandez (vs.Independiente)



Eis o mais que provável médio/ala esquerdo do Sport Lisboa e Benfica.

Rumores da imprensa referentes ao mercado de Inverno 2010-2011

Mercado de Inverno 2010-2011:

1- Enzo Perez (Estudiantes de la Plata)
2- Funes Mori (River Plate)
3- Simão Sabrosa (Atl. Madrid)
4- Jose Antonio Reyes (Atl. Madrid)
5- Giuliano (Internacional)
6 - Diego Buonanotte (River Plate)
7 - Bryan Oviedo (Copenhaga)
8 - Federico Fernández (Estudiantes de la Plata)
9 - Roberto Pereyra (River Plate)
10 - Paulo Ferreira (Chelsea)
11 - Fernando Meira (Zenit)
12 - Nolito (Barcelona)
13 - Marcos Rojo (Estudiantes de la Plata)
14 - Ivan Strinic (Hajduk Split)
15 - Alex Sandro (Santos)
16 - Diego Castro (Sporting Gijón)
17 - Ignacio Scocco (AEK)
18 - Bruno César (Corinthians)
19 - Candeias (Portimonense)
20 - Monreal (Osasuna)
21 - Cédric Bakambu (Sochaux)
22 - João Ribeiro (Guimarães)
23 - Urby Emanuelson (Ajax)
24 - José Luis Fernández (Racing Avellaneda)
25 - Bruno Teles (Vitória de Guimarães)
26 - Rodrigo Mora (Defensor Sporting)
27 - Gil Vermouth (Hapoel Tel Aviv)
28 - Kevin Gameiro (FC Lorient)
29 - Matheus (SC Braga)
30 - Elias (Corinthians)
31 - Nuno Coelho (Académica)
32 - Jucilei (Corinthians)
33 - Miranda (São Paulo)
34 - Jean (São Paulo)
35 - Rafael Moura (Goiás)
36 - Gabriel Mercado (Estudiantes)
37 - Santa Cruz (Manchester City)
38 - João Reis (Louletano)
39 - Dedé (Vasco da Gama)
40 - Sebastián Coates (Nacional de Montevidéu)
41 - Fagner (Vasco da Gama)
42 - Neto (Varzim)
43 - Jardel (Olhanense)
44 - Lucas (São Paulo)
45 - Tripy Makonda (PSG)

Rumores: 45
Confirmados: 0

Texto retirado do site serbenfiquista.com

sábado, 25 de dezembro de 2010