domingo, 17 de abril de 2011

Liga Ibérica


Para quando o aparecimento de Ligas Ibéricas no desporto da península?

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Para memória futura

Estive presente no S. L. Benfica - Porto do campeonato (1-2 , campeonato festejado na Luz pelo Porto):

  1. os jogos ganham-se dentro do campo pelos jogadores e treinadores,
  2. não gostei de ouvir o "cheira bem, cheira a Lisboa" aquando do início do aquecimento dos jogadores adversários - o Benfica é um clube maior do que a cidade e do que o país,
  3. não gostei que tivessem omitido o nome do Porto durante todo o jogo e que tivessem gozado com a constituição da equipa adversária durante o seu anúncio,
  4. não gostei que os NN tivessem atirado tudo e mais alguma coisa (até petardos) aos jogadores do Porto durante o jogo,
  5. não gostei que tivessem desligado a luz e ligado a rega durante os festejos da equipa adversária no final do jogo.
Este não foi o Benfica que adoro e respeito. Que os outros nos faltem ao respeito, infelizmente já começamos a estar habituados, agora que os nossos faltem ao respeito ao próprio clube, isso torna-se inadmissível.
Este jogo devia ter sido ganho pelos jogadores dentro do campo com o apoio fantástico dos adeptos, mas o que aconteceu foi uma brincadeira de crianças entre dirigentes dos dois clubes, que um dia destes vai acabar muito mal. Pergunto eu, alguém se chatearia com as palavras do presidente do Porto se o Benfica ganhasse? Só se fossem os portistas. Então o que é preciso é concentrarem-se no essencial (jogo de futebol) e esquecerem a estupidez.
O que me deixou mais triste no final deste jogo não foi o resultado, (no futebol como na vida, ganha-se e perde-se) mas sim, a falta de fair-play, facto que não estou habituado no S. L. Benfica. Como pode um pai dizer a um filho que o Benfica é um clube com ética e valores após um jogo daqueles.
Ao escrever isto, que fique claro que não estou a desculpabilizar o Porto, simplesmente, dos seus directores não espero nada de construtivo (só fina ironia e a tentativa de ganhar a todo o custo).

Já agora, passados 4 dias, estive novamente no estádio da Luz com a minha família (nós e mais 59 997 pessoas) e pude testemunhar a essência do Benfica, que se consubstancia numa fé sem limites e num amor incondicional ao clube.
Se antes de começar o jogo com o Porto o Benfica já estava a perder, na minha opinião, antes do jogo com o PSV, o Benfica já estava a golear em virtude do clima de festa que se vivia nas bancadas.

Futebol é festa e quem não perceber isto não vai ter futuro. Se o Porto vive em guerra permanente, isso  é um assunto que lhes diz respeito (quando nos toca a nós, só temos que ter a coragem de os deixar a jogar  sós no estádio da sua pequenês ).

quinta-feira, 3 de março de 2011

E o Sporting é o nosso grande humor!


Foto retirada do site oficial do jornal Record

Tal como tinha previsto antes da pausa para exames, o glorioso ia estar, em Março, muito bem em todas as frentes. Ontem atingimos a primeira final (Taça da Liga) contra uma equipa que se comportou como uma Naval 1º de Maio, em plena Luz. O Sporting jogou no erro do Benfica durante todo o jogo e beneficiou de um golo, numa bola parada, conseguido em fora de jogo (sim, é fora-de-jogo, eu estava no enfiamento da jogada e é claro o fora-de-jogo). No resto, ganhou quem tinha que ganhar e fez por isso. Muito bom ambiente no Estádio da Luz, com muitos sportinguistas espalhados em franca harmonia com os benfiquistas.
Para o que falta da época é altura dos jogadores menos utilizados darem um passo em frente e justificarem o porquê de pertencerem a este plantel.
Viva o Benfica!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Pausa no Blog para exames


Volto lá para Março e com a confiança que o Benfica vai estar muito bem em todas as frentes.

Benfica! Benfica! Benfica!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Sport Lisboa e Benfica vence Ermasport Volleyball Classic 2010 (Holanda)

Grupo A
BENFICA (Portugal)
Draisma Dynamo (Holanda)
Volley Amriswil (Suíça)

Grupo B
Unicaja Almeria (Espanha)
Rivium Rotterdam (Holanda)
Euphony Asse-Lennik (Bélgica)


28/12/2010  09h30m  Grupo A  BENFICA 2-1 Draisma Dynamo (23-25, 25-23 e 25-12)
28/12/2010  11h00m  Grupo B  Unicaja Almeria 1-2 Rivium Rotterdam (19-25, 23-25 e 25-18)
28/12/2010  12h30m  Grupo A  Draisma Dynamo 3-0 Volley Amriswil (25-11, 25-14 e 25-23)
28/12/2010  14h00m  Grupo B  Rivium Rotterdam 0-3 Euphony Asse-Lennik (21-25, 22-25 e 22-25)
28/12/2010  15h30m  Grupo A  BENFICA 2-1 Volley Amriswil (25-13, 25-15 e 22-25)
28/12/2010  17h00m  Grupo B  Unicaja Almeria 2-1 Euphony Asse-Lennik (25-19, 25-20 e 19-25)

A         V-D Sg-Sp    B         V-D Sg-Sp
BENFICA   2-0  4-2     Unicaja   1-1  3-3
Draisma   1-1  4-2     Euphony   1-1  4-2
Amriswil  0-2  1-5     Rivium    1-1  2-4

29/12/2010  09h30m  Volley Amriswil 0-2 Euphony Asse Lennik (21-25, 21-25)
29/12/2010  11h00m  Draisma Dynamo 1-2 Rivium Rotterdam (25-15, 20-25 e 13-15)

29/12/2010  17h00m    1/2    BENFICA 3-1 Euphony Asse Lennik (25-22, 20-25, 25-20 e 25-23)
29/12/2010  19h00m    1/2    Unicaja Almeria 1-3 Rivium Rotterdam (20-25, 20-25, 25-21 e 21-25)

30/12/2010  10h00m  5.º/6.º  Volley Amriswil 0-3 Draisma Dynamo (16-25, 22-25 e 18-25)
30/12/2010  12h00m  3.º/4.º  Euphony Asse Lennik 3-2 Unicaja Almeria (25-19, 21-25, 32-30, 14-25 e 15-11)
30/12/2010  18h00m   Final   BENFICA 3-1 Rivium Rotterdam (25-27, 25-16, 32-30 e 25-20)


1.º - BENFICA
2.º - Rivium Rotterdam
3.º - Euphony Asse Lennik
4.º - Unicaja Almeria
5.º - Draisma Dynamo
6.º - Volley Amriswil

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Limburgse Handbal Dagen (andebol do Benfica ganha torneio na Holanda)

Foto retirada do site oficial do Sport Lisboa e Benfica

1ª Jornada:

Vos Investment / Lions 34-31 Eurotech / Bevo HC
Viking Stavanger HK 34-32 St. Petersburg HC

2ª Jornada:

Viking Stavanger HK 33-35 Vos Investment / Lions
St. Petersburg HC 34-26 Eurotech / Bevo HC

3ª Jornada:

Vos Investment / Lions 28-33 St. Petersburg HC
Eurotech / Bevo 32-35 Viking stavanger HK

Poule A     

 1     St. Petersburg HC (RUS)             3 jogos      4 pontos
 2     Viking Stavanger HK (NOR)       3     4
 3     Vos Investment / Lions (HOL)     3     4
 4     Eurotech / Bevo (HOL)             3     0


1ª Jornada:

RK Borac Banja Luka 33-33 SL Benfica 
Kras / Volendam 33-25 All Stars

2ª Jornada:

All Stars 27-30 SL Benfica
Kras / Volendam 25-34 RK Borac Banja Luka

3ª Jornada:

SL Benfica 30-29 Kras / Volendam
RK Borac Banja Luka 31-30 All Stars



Poule B        

 1     RK Borac Banja Luka (BIH)     3 jogos     5 pontos
 2     SL Benfica (POR)                  3     5
 3     KRAS / Volendam (HOL)     3     2
 4     All Stars (HOL)                     3     0


Meias-Finais:

St. Petersburg HC (RUS)  28-33 SL Benfica (POR)

RK Borac Banja Luka (BIH) 31-23 Viking Stavanger HK (NOR)


Jogo do 7º e 8º Lugar:


Eurotech / Bevo (HOL) 25-29 All Stars (HOL)

Jogo do 5º e 6º Lugar:

Vos Investment / Lions (HOL) 25-32 KRAS / Volendam (HOL)

Jogo do 3º e 4º Lugar:

St. Petersburg HC (RUS) 38-30 Viking Stavanger HK (NOR)

Final:

SL Benfica (POR) 23-21 RK Borac Banja Luka (BIH)

Marcadores: C.Carneiro(6), C.Pedroso(4), A.Areia(1), Zaikin(3), P.Graça(1), D.Tavares(4), J.Costa(3), J.Pais(1).


Classificação Final:


1º Lugar - SL Benfica (POR)
2º Lugar - RK Borac Banja Luka (BIH)
3º Lugar - St. Petersburg HC (RUS)
4º Lugar - Viking Stavanger HK (NOR)
5º Lugar - KRAS / Volendam (HOL)
6º Lugar - Vos Investment / Lions (HOL)
7º Lugar - All Stars (HOL)
8º Lugar - Eurotech / Bevo (HOL)

Entrevista a Ricardo Araújo Pereira



Deve ter sido uma das prendas mais repetidas junto dos benfiquistas que sabem ler. E até dos que não sabem. "A Chama Imensa", livro que reúne as crónicas de Ricardo Araújo Pereira sobre o Benfica no jornal "A Bola", é um retrato do amor (às vezes ódio) de um homem pelo seu clube.
O Gato Fedorento, sócio número 17.411, fala-nos das origens do seu benfiquismo e de uma fé no seu clube de tal maneira inabalável que resiste à lógica, bom senso e matemática.

É possível que a águia Vitória não volte a voar no Estádio da Luz. Vai fazer muita falta?
Sim, fará falta. E é pena. O Benfica era o único clube que conseguia organizar um espectáculo daqueles com o seu símbolo. Os leões não voam tão bem e os dragões padecem do mesmo mal que a maior parte dos penalties que se vão assinalando a favor do Porto: não existem. Ainda assim, S. Jorge matou um. Veja como deve tratar-se de um bicho irritante, para conseguir fazer com que um homem que era santo perdesse a paciência.

Qual é a sua memória mais antiga do estádio da Luz?
Talvez um Benfica-Porto de 1981. Cheguei ao terceiro anel antigo logo a seguir ao almoço, porque os jogos eram à tarde e não havia esta mariquice dos lugares marcados, como na ópera. A certa altura, Pietra deu uma soberba sarrafada ao Frasco, que ficou a contorcer-se no chão. Um consócio que estava ao meu lado gritou, com muita humanidade: "Se ele está a sofrer, o melhor é abatê-lo!" Ganhámos 1-0, golo de João Alves. Resultado magro mas, tendo em conta que o árbitro era António Garrido, foi goleada. Nesse ano, fomos campeões e ganhámos a taça, também ao Porto, 3-1 na final. Três golos de Nené. Veloso marcou um na própria baliza logo a abrir, para lhes dar um de avanço, a ver se o jogo ficava mais equilibrado. Não resultou.

Por que razão escolheu o Benfica?
Quando eu era pequeno, o meu primo António convenceu-me de que o Benfica era o melhor clube do mundo. Sem querer tirar mérito ao meu primo António, não é difícil convencer uma pessoa disso, uma vez que é verdade. Quanto ao meu primo António, é do Benfica por causa de um barbeiro que lhe cortava o cabelo no Areeiro. Portanto, em última análise, sou do Benfica por causa do barbeiro do meu primo António. Até agora, foi o máximo que consegui apurar acerca da minha genealogia benfiquista.

No seu livro fala do Shéu e do Rui Costa, de querer ser como eles. Há algum jogador da actual equipa que lhe mereça essa empatia e admiração?
Em princípio, invejo o destino de todos os rapazes que vestem aquela camisola. Hoje, gosto especialmente do Maxi [Pereira] e do Fábio [Coentrão], uma vez que só não mordem nos adversários porque as regras não permitem; do Ruben Amorim, porque é do Benfica desde os três meses - e isso nota-se no seu futebol; do Luisão e do David Luiz, porque são a melhor dupla de centrais desde Mozer e Ricardo Gomes; do Aimar, porque descobre jogadores isolados para surpresa de toda a gente - incluindo dos próprios, que se apanham sozinhos sem saber como à frente da baliza; do Carlos Martins, porque é um digno sucessor de Carlos Manuel, a locomotiva do Barreiro; e do Roberto, porque é do tamanho de um guarda-fatos que a minha avó tinha e cada vez defende melhor. E, enfim, dos outros todos.

Costuma ver os juvenis na Benfica TV e o futsal de veteranos? Claro. Estou de olho num puto que parece o Valderrama (acho que lhe chamam mesmo Valderrama) e gosta de fintar várias vezes o mesmo adversário antes de avançar para a baliza. No futsal de veteranos, acompanho com especial interesse a carreira de um avançado que talvez tenha dois ou três quilos a mais. Isto para falar apenas nas modalidades que citou. Mas se um velhote vestir a camisola do Benfica e começar a jogar chinquilho, sou menino para ir apoiar.

A enumeração dos maiores flops do clube é uma ocupação frequente entre benfiquistas que se querem rir deles próprios. Qual é para si a mais fracassada de todas as contratações do glorioso?
Se calhar, é mais fácil fornecer-lhe o meu onze ideal de cepos: na baliza, Bossio. Moretto, Zach Thornton e Butt esperam oportunidade no banco. Lateral direito: Dudic, embora Ricardo Rojas e Gary Charles tenham valor para ocupar o lugar. Centrais: Jorge Soares e Paulão, o coice de mula. Jorge Bermúdez, Machairidis, Simanic e outros 10 ou 20 que não me ocorrem agora também eram exasperantes. No lado esquerdo da defesa, o meu coração balança entre Steve Harkness, Alessandro Escalona e Emmanuel Pesaresi. Mas se me der 5 minutos, talvez encontre pior. Trinco: Michael Thomas, com Marco Freitas, Jamir e Paulo Almeida no banco. Daqui para a frente, seria preciso escolher 5 entre Taument, Glenn Helder, Leónidas, Manduca, Luís Carlos, Luís Gustavo, Clóvis, Uribe, Hassan, Marcelo e Pringle. Uma tarefa difícil.

O que sente ao ver isto [link para o vídeo promocional da Operação Coração, no YouTube]?
Sinto alívio por já não estarmos nessa situação e incredulidade por ter sido possível convencer as pessoas a fazer essas doações. Depois lembro-me do título da Operação Coração que tenho emoldurado na minha secretária e percebo tudo um bocadinho melhor.

E isto [o golo e as lágrimas de Rui Costa depois de marcar ao Benfica enquanto jogador da Fiorentina]?
Eu estava no estádio nesse dia e na bancada também estávamos todos a chorar. Que quer que lhe diga?, os benfiquistas são pessoas sensíveis. Hoje, este episódio continua a emocionar-me, apesar de se ter tornado comum: quando o Inter marcou ao Sporting, Luís Figo também chorou. Chorou a rir, mas chorou.

Não estão em "A Chama Imensa" as crónicas todas. Como fez a selecção?
Excluí as que tinham ainda menos interesse do que as que ficaram. Só fiz ponto de honra em manter todas as que falavam de Rui Moreira. Um homem que é proprietário de um cão que ressuscita merece a distinção. Haja respeito pela Páscoa canina.

Como é ser um dos "dois rafeiros atiçados às canelas" de Miguel Sousa Tavares?
É surpreendente, porque sempre apontei para o lombo. Miguel Sousa Tavares tem uma relação um pouco conflituosa com os factos e uma grande capacidade para ignorar evidências, como certos documentos que temos vindo a ver, ler e ouvir. Ora, como disse a avó de um adepto do Benfica chamada Sophia de Mello Breyner, "vemos, ouvimos e lemos / não podemos ignorar". Palavras sábias.

Durante o período em que foi cronista de "A Bola", qual foi o melhor alvo?
Deve ter sido o Pinto da Costa. É quase inevitável, uma vez que se mantém no cargo há décadas e é um homem multifacetado, que ora declama poesia como João Villaret, ora dá indicações de trânsito como um GPS. O facto de estar a cumprir pena de suspensão por tentativa de corrupção activa enquanto se queixa das arbitragens também é divertido.

Qual é para si a equipa mais fácil de caricaturar do nosso campeonato?
É possível que seja o Sporting. Sempre que o Benfica está no fundo, o Sporting tem a gentileza de aparecer para demonstrar que é possível descer um pouco mais. Um dia depois de termos levado 5 do Porto, o Sporting jogou contra o Guimarães. Estava a ganhar 2-0. Nisto, o Vitória reduz. Depois, empata. A seguir, marca o golo da vitória. Até me passou um bocadinho da azia.

Acha que ainda vamos lá este ano?
Claro. Mas eu sou suspeito, uma vez que continuo a acreditar mesmo quando já é matematicamente impossível.

Foto e texto retirados do jornal ionline.pt