quinta-feira, 19 de abril de 2012

Futebol do SL Benfica 1999/00


Presidente:
Vale e Azevedo

Plantel:
Nuno Gomes, Chano, Paulo Madeira, Kandaurov, Poborsky, João Pinto, Calado, Maniche, Robert Enke, Ronaldo, Bruno Basto, Rojas, Sérgio Nunes, Andrade, Machairidis, Sabry, Uribe, Okunowo,Tote, Luís Carlos, João Tomás, Bossio, Tahar, Porfírio, Cadete, Mawete, Marco freitas, José Soares, Jorge Ribeiro, Pepa, Bruno Caires, Nuno Santos

Treinador:
Jupp Heynckes

4 jogadores com nível para o Benfica (Maniche ainda era um miúdo). Jupp Heynckes devia estar maluco no dia em que aceitou treinar este plantel!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Comparativo dos plantéis do Benfica de 93/94 e 2011/12


ÉPOCA 1993/94 vs 2011/12

Presidente:
Jorge de Brito / Manuel Damásio vs Luís Filipe Vieira

Plantel:

Guarda-redes - Neno, Silvino, Paulo Santos vs Artur, Eduardo, Mika

Defesas - Helder, Mozer, Veloso, Kenedy, Abel Silva, William, Pedro Henriques, Nuno Afonso
                                                         vs
               André Almeida, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Jardel, M. Vítor, Emerson, Capdevila, Luís Martins, 

Médios - Rui Costa, Vitor Paneira, Abel Xavier, Schwarz, Kulkov, Hernâni, 
                                                        vs 
              Javi Garcia, Matic, Nolito, B. César, Gaitan, Djaló, Aimar, Witsel

Avançados - João Pinto, Rui Águas, Aílton, Yuran, César Brito, Isaías, Mostovoi
                                                        vs
                    Cardozo, Saviola, N. Oliveira, Rodrigo

Treinador:
Toni vs Jorge Jesus

Comparando o plantel de 93/94 com o actual parece-me evidente que existe uma diferença de qualidade abissal entre os dois, com evidente prejuízo para o actual. De um "11 tipo" com 7 internacionais portugueses passamos para um sem qualquer português. Quantos jogadores do actual plantel entrariam no onze de 93/94? Se calhar, nenhum. Este é que é o principal problema do Benfica. Não é o Jesus. O plantel não tem a qualidade que muito se apregoa. O plantel de 93/94 nas mãos de Jesus também seria campeão, com muita probabilidade. Os melhores planteis são, normalmente, vitoriosos. O último plantel campeão do Benfica era muito superior ao actual. Tinha como "11 tipo": Quim, Maxi, Luisão, David Luís, Coentrão, Javi Garcia, Ramires, Di Maria, Aimar, Saviola e Cardozo.
Este é o principal desafio. Ter o melhor plantel em Portugal e de preferência com muitos portugueses. Se Vieira é capaz disto ou não, não sei. Mas sei que ter estabilidade na equipa técnica é fundamental.
Por último, que saudades do plantel de 93/94. Pena que a seguir veio Artur Jorge e o resto que todos sabemos.

domingo, 15 de abril de 2012

Vieira, Jesus, adeptos, Benfica

Sou benfiquista e acredito que o Benfica só faz sentido se for para ganhar. Fico triste com as derrotas e nos últimos anos tenho assistido a vitórias sucessivas do porto nas mais diversas modalidades. 
Partindo deste pressuposto, não posso negar a evolução que o meu clube teve nos mandatos de Vieira. Passou a ser um clube estável, sem histórias de salários em atraso e discutindo a vitória nas diversas competições. Somos o único clube que se apresenta a competir em todas as modalidades de pavilhão. Vieira, teve o mérito de elevar a auto-estima dos benfiquistas, assegurando que o clube iria competir e ganhar em tudo e é precisamente neste elevar da fasquia que reside a actual contestação. Infelizmente, não temos conseguido ganhar. Isto acontece porque o porto tem sido melhor que nós. Tem sido mais organizado. No futebol, consegue ter orçamentos maiores e consequentemente, melhores jogadores. No ano anterior, tinha um plantel fantástico, com Falcao, Hulk, Garin, etc... e ganhou tudo! O Benfica tinha bons jogadores mas poucas opções no plantel. Esta época, a relação de forças é mais próxima mas o porto continua a ter no plantel o melhor jogador no campeonato (Hulk) e isso tem-lhe valido desbloquear certos jogos. Muitos benfiquistas continuam a falar dos árbitros, e muita razão têm tido, no entanto, é altura de abandonar este discurso e fazer ver aos jogadores que no Benfica lutamos contra tudo e contra todos, inclusivamente, contra a própria grandeza do clube, que sempre gerou inveja noutras paragens. Nas modalidades, o assunto parece-me diferente, visto que acredito que o Benfica tem tido os melhores plantéis por diversas ocasiões. Aqui, parece-me que o problema é a falta de organização e planeamento. Aposta-se muitas vezes em grandes jogadores mas esquece-se dos treinadores. Permite-se que nas cúpulas dirigentes das diversas modalidades (futebol, incluído) o clube seja mal representado e consequentemente prejudicado.Confesso que a única modalidade em que acredito que exista um projecto a sério no clube é o hóquei em patins. Bons dirigentes, bons jogadores e boa equipa técnica. Outro assunto que faz a diferença nas modalidades é a fraca presença de público nos pavilhões. Na minha opinião, isto ocorre porque as equipas não são vencedoras e porque, ao contrário do que acontece no porto, as nossas claques não apoiam as modalidades. Melhor fariam se em vez de apupar jogadores após a vitória na taça da liga, apoiassem o Benfica nos pavilhões.
Quanto ao futuro, a minha opinião é que se aparecer alguém melhor do que Vieira e que tenha condições para melhorar o projecto actual (torná-lo vencedor) tem o meu voto. Se não aparecer, voto Vieira porque independentemente dos resultados não aparecerem tem um projecto consolidado e credível. Em relação ao treinador de futebol na próxima época, não consigo ter uma opinião concreta, porque só quem trabalha no clube dispõe dos dados todos, mas é claro que é o plantel e os jogadores com mais peso que podem contribuir para a queda ou a manutenção de Jesus. Se Jesus tiver o plantel do seu lado deve ficar, em caso contrário, deve sair e acredito que Paulo Bento seria a melhor opção para o substituir. Atribuir as culpas todas ao treinador na hora da derrota é miopia e serve para não olhar para os verdadeiros problemas do clube. Para finalizar, o que mais me chateia no actual presidente e no actual treinador é a extrema vaidade que demonstram em qualquer aparição pública. Ver Vieira na SIC a dar uma entrevista sobre nada e por nada, só porque a equipa estava à frente do campeonato é verdadeiramente desconcertante... Ver Jesus chamar a si todos os louros quando a equipa ganha é embaraçoso...

terça-feira, 10 de abril de 2012

Benfica 2012/13

                                                                         artur
                                                                           ?

                maxi                               luisão                        garay                        ?
                 ?                                   jardel                        m. vitor                emerson

                                                                      javi                
                                                                     matic
                                                             
                 ?                                                  witsel                                     nolito
             b. césar                                              ?                                           ?

                                                          aimar                     cardozo
                                                         rodrigo                   n. oliveira

Se jesus for o técnico na próxima época e mantiver o sistema de jogo, é necessário reforçar o plantel para melhorar o rendimento. Provavelmente, gaitan e eduardo não ficarão, por motivos diferentes; assim, é necessário contratar 2 alas que tenham muita intensidade de jogo e pelo menos 1 que jogue bem "por dentro". No fundo, 1 ramires. É, ainda, necessário contratar um defesa esquerdo à altura de uma equipa como o Benfica e outro defesa que possa fazer os dois lados. Por fim, é necessário um médio que permita fazer rotação com witsel, javi e matic. Na baliza, o Benfica tem guarda-redes suficientes nos seus quadros para lutar com artur. Não sei até que ponto algum dos nossos jogadores emprestados pode voltar (urreta, melgarejo, jara, enzo, etc). Agora, o que eu gostava é que o Benfica contratasse um jogador que fizesse a diferença e conseguisse resolver um jogo, mesmo quando a equipa joga mal (tipo hulk ou então um di maria). Emerson ficará se JJ for o treinador.            
                                                            

domingo, 1 de abril de 2012

Onze para Londres

                                                                Artur

               Maxi Pereira             Luisão             Javi Garcia             Capdevila


                                                 Witsel                              Matic


                     B. César                                Aimar                              Gaitan

                                                                Rodrigo

Banco: Eduardo, Emerson, Luís Martins, Nolito, N. Oliveira, Saviola

sábado, 24 de março de 2012

Mister, é o sistema, mister!

Mister, é o sistema, mister! É o sistema de jogo!
Nós não temos jogadores com intensidade física para aguentar uma época inteira neste sistema. Gaitan, Nolito e Djaló são avançados de origem e B. César não é ala. Aimar não pode ser alternativa a Witsel. Aimar é um bom 2º avançado, nunca um médio. Witsel não tem substituto. Para jogar com 2 avançados teria que haver um meio campo com uma intensidade de jogo que nós não temos. 

                                                                     Artur
                                                                  Eduardo

                                Maxi          Luisão                    Garay           Capdevila
                                                 M. Vitor                 Jardel             Emerson

                                                               J. Garcia
                                                                   Matic

                               Djaló                        Witsel                   Nolito
                              B. César                                                Gaitan

                                            Cardozo                        Aimar
                                         N. Oliveira                    Rodrigo
                                               Saviola

Mister porque é que o Benfica tem no plantel 9 avançados de origem e só 3 médios (sendo que Matic pouco tem jogado)! E nem alternativa ao defesa direito temos? Existe alguma equipa na Europa que jogue neste sistema? Como é possível jogar uma época inteira só com 3 médios? É esta a razão da equipa acabar a época de rasto fisicamente. É humanamente impossível aguentar este ritmo com tão poucos médios.
Estou dividido: se por um lado melhorou imenso o nosso nível, por outro, não sei se é o treinador certo para ganhar títulos.
Eu gostava de ter, e acredito que teria sucesso, Paulo Bento a treinar o Benfica!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Direitos televisivos dos 3 grandes (manter ou não o polvo)



Direitos televisivos dos 3 grandes:

Média anual em milhões de euros

Benfica         entre 2003-2004 e 2012-2013                 8

porto                  entre 2009-10 e 2013-2014                  10,35
                                entre 2014-2015 e 2017-2018            20,7

sporting          entre 2010-2011 e 2017-18                   13,5

Retirado do jornal Público


Na minha opinião, a presença da Olivedesportos é completamente desnecessária e incompreensível, uma vez que se trata de um agente que "compra jogos" mas não os pode transmitir. Continua a ser um mistério a razão pela qual não são os canais televisivos a comprarem directamente os jogos aos clubes ou até mesmo à liga de clubes.
Por tudo isto, espero que o Benfica siga o seu próprio caminho e não renove o contrato com a Olivedesportos.