sábado, 21 de abril de 2012

Regresso de Carlos Martins

Se se confirmar a notícia que indicava o regresso de Carlos Martins ao Benfica aplaudo a decisão. Espero, no entanto,  que o Carlos Martins venha para ser concorrente do Pablo Aimar e não do Witsel. Não estou a ver capacidade física nem defensiva ao Carlos Martins para jogar no lugar do Witsel. Contra equipas modestas, em casa, até o Pablo Aimar pode ser solução para jogar à frente do médio mais recuado, no entanto, neste momento, o grau de exigência que se coloca ao Benfica, nomeadamente, na Champions League, obriga a ter outro tipo de soluções. Acredito, portanto, que ainda esteja para chegar um concorrente para o Witsel.

                     Javi Garcia
                    Matic

Witsel
?

                                 Pablo Aimar
                                Carlos Martins

Equipamentos do Benfica 2012/13

Gosto mais do equipamento principal deste ano (não gosto da gola e da caca azul do próximo ano, embora o símbolo simples esteja melhor do que o actual). Em relação ao alternativo, e sem deslumbrar, é mais giro do que o deste ano (não era difícil!).

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Equipamento alternativo

Assim é que devia ser sempre o equipamento alternativo do SL BENFICA. Branco!

Política desportiva do Benfica

Se há coisa que me faz confusão no Benfica é a sua política desportiva. Nota: ainda está por provar a sua existência! Em primeiro lugar, não sei quem é o seu responsável. Às vezes, é o Rui Costa, outras, é o Vieira e outras tantas, é o Jesus. Já passámos a fase de relançar carreiras (Aimar, Saviola, Reyes), já nos aventurámos nos empréstimos (Reyes, Suazo, Salvio), continuamos a contratar miúdos sul-americanos como se não houvesse dia de amanhã, já apresentámos produtos da nossa formação, ainda que, depois, só sirvam para fazer mínimos para a UEFA e número nos treinos de conjunto. Enfim, é um ziguezaguiar constante que descredibiliza quem trabalha no clube. O departamento de scouting parece-me ser bom, uma vez que, normalmente, o porto consegue grandes jogadores à boleia da nossa prospecção. A ideia que transparece é a de um certo amadorismo, nesta área. Gostava que fosse esclarecido, inequivocamente, qual o rumo de orientação e qual o responsável. Gostava que o Benfica contratasse menos e melhor. Não percebo o porquê de se contratar camiões de jogadores sul-americanos (muito jovens e sem experiência no futebol europeu) que depois são recambiados sem que o clube recolha qualquer benefício. São exemplos: Kardec, Sidnei, Airton, Fernandez, Shaffer, Léo Kanu, Elvis, Felipe Menezes, Fellipe Bastosetc, etc... Não coloco no mesmo patamar Franco Jara, Enzo Perez e Éder Luís porque quando o Benfica os contratou já eram jogadores com destaque nos respectivos países e pareciam apostas seguras. Recentemente, descobrimos alguns jovens europeus e contratámos Wass, Carole, Lindelof, etc, etc... Espero, ansiosamente, o dia em que o Benfica contrate poucos jogadores com valor inquestionável (Witsel é um bom exemplo de uma aposta segura) para somar à base do plantel e que tenha como segundas linhas jovens portugueses da nossa formação, para poder lançar um ou dois por ano. Confesso, igualmente, que me faz confusão que o Benfica possa servir como uma placa giratória para transferência de jogadores. O Benfica tem que ser um fim e não um veículo para transferências. Para finalizar, e porque nem tudo está mal, concordo com o facto de se manter durante muitos anos um núcleo duro de jogadores, sendo exemplo disso mesmo, a permanência de Luisão, Maxi Pereira, Javi Garcia, Aimar, Cardozo e Saviola.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Futebol do SL Benfica 1999/00


Presidente:
Vale e Azevedo

Plantel:
Nuno Gomes, Chano, Paulo Madeira, Kandaurov, Poborsky, João Pinto, Calado, Maniche, Robert Enke, Ronaldo, Bruno Basto, Rojas, Sérgio Nunes, Andrade, Machairidis, Sabry, Uribe, Okunowo,Tote, Luís Carlos, João Tomás, Bossio, Tahar, Porfírio, Cadete, Mawete, Marco freitas, José Soares, Jorge Ribeiro, Pepa, Bruno Caires, Nuno Santos

Treinador:
Jupp Heynckes

4 jogadores com nível para o Benfica (Maniche ainda era um miúdo). Jupp Heynckes devia estar maluco no dia em que aceitou treinar este plantel!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Comparativo dos plantéis do Benfica de 93/94 e 2011/12


ÉPOCA 1993/94 vs 2011/12

Presidente:
Jorge de Brito / Manuel Damásio vs Luís Filipe Vieira

Plantel:

Guarda-redes - Neno, Silvino, Paulo Santos vs Artur, Eduardo, Mika

Defesas - Helder, Mozer, Veloso, Kenedy, Abel Silva, William, Pedro Henriques, Nuno Afonso
                                                         vs
               André Almeida, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Jardel, M. Vítor, Emerson, Capdevila, Luís Martins, 

Médios - Rui Costa, Vitor Paneira, Abel Xavier, Schwarz, Kulkov, Hernâni, 
                                                        vs 
              Javi Garcia, Matic, Nolito, B. César, Gaitan, Djaló, Aimar, Witsel

Avançados - João Pinto, Rui Águas, Aílton, Yuran, César Brito, Isaías, Mostovoi
                                                        vs
                    Cardozo, Saviola, N. Oliveira, Rodrigo

Treinador:
Toni vs Jorge Jesus

Comparando o plantel de 93/94 com o actual parece-me evidente que existe uma diferença de qualidade abissal entre os dois, com evidente prejuízo para o actual. De um "11 tipo" com 7 internacionais portugueses passamos para um sem qualquer português. Quantos jogadores do actual plantel entrariam no onze de 93/94? Se calhar, nenhum. Este é que é o principal problema do Benfica. Não é o Jesus. O plantel não tem a qualidade que muito se apregoa. O plantel de 93/94 nas mãos de Jesus também seria campeão, com muita probabilidade. Os melhores planteis são, normalmente, vitoriosos. O último plantel campeão do Benfica era muito superior ao actual. Tinha como "11 tipo": Quim, Maxi, Luisão, David Luís, Coentrão, Javi Garcia, Ramires, Di Maria, Aimar, Saviola e Cardozo.
Este é o principal desafio. Ter o melhor plantel em Portugal e de preferência com muitos portugueses. Se Vieira é capaz disto ou não, não sei. Mas sei que ter estabilidade na equipa técnica é fundamental.
Por último, que saudades do plantel de 93/94. Pena que a seguir veio Artur Jorge e o resto que todos sabemos.

domingo, 15 de abril de 2012

Vieira, Jesus, adeptos, Benfica

Sou benfiquista e acredito que o Benfica só faz sentido se for para ganhar. Fico triste com as derrotas e nos últimos anos tenho assistido a vitórias sucessivas do porto nas mais diversas modalidades. 
Partindo deste pressuposto, não posso negar a evolução que o meu clube teve nos mandatos de Vieira. Passou a ser um clube estável, sem histórias de salários em atraso e discutindo a vitória nas diversas competições. Somos o único clube que se apresenta a competir em todas as modalidades de pavilhão. Vieira, teve o mérito de elevar a auto-estima dos benfiquistas, assegurando que o clube iria competir e ganhar em tudo e é precisamente neste elevar da fasquia que reside a actual contestação. Infelizmente, não temos conseguido ganhar. Isto acontece porque o porto tem sido melhor que nós. Tem sido mais organizado. No futebol, consegue ter orçamentos maiores e consequentemente, melhores jogadores. No ano anterior, tinha um plantel fantástico, com Falcao, Hulk, Garin, etc... e ganhou tudo! O Benfica tinha bons jogadores mas poucas opções no plantel. Esta época, a relação de forças é mais próxima mas o porto continua a ter no plantel o melhor jogador no campeonato (Hulk) e isso tem-lhe valido desbloquear certos jogos. Muitos benfiquistas continuam a falar dos árbitros, e muita razão têm tido, no entanto, é altura de abandonar este discurso e fazer ver aos jogadores que no Benfica lutamos contra tudo e contra todos, inclusivamente, contra a própria grandeza do clube, que sempre gerou inveja noutras paragens. Nas modalidades, o assunto parece-me diferente, visto que acredito que o Benfica tem tido os melhores plantéis por diversas ocasiões. Aqui, parece-me que o problema é a falta de organização e planeamento. Aposta-se muitas vezes em grandes jogadores mas esquece-se dos treinadores. Permite-se que nas cúpulas dirigentes das diversas modalidades (futebol, incluído) o clube seja mal representado e consequentemente prejudicado.Confesso que a única modalidade em que acredito que exista um projecto a sério no clube é o hóquei em patins. Bons dirigentes, bons jogadores e boa equipa técnica. Outro assunto que faz a diferença nas modalidades é a fraca presença de público nos pavilhões. Na minha opinião, isto ocorre porque as equipas não são vencedoras e porque, ao contrário do que acontece no porto, as nossas claques não apoiam as modalidades. Melhor fariam se em vez de apupar jogadores após a vitória na taça da liga, apoiassem o Benfica nos pavilhões.
Quanto ao futuro, a minha opinião é que se aparecer alguém melhor do que Vieira e que tenha condições para melhorar o projecto actual (torná-lo vencedor) tem o meu voto. Se não aparecer, voto Vieira porque independentemente dos resultados não aparecerem tem um projecto consolidado e credível. Em relação ao treinador de futebol na próxima época, não consigo ter uma opinião concreta, porque só quem trabalha no clube dispõe dos dados todos, mas é claro que é o plantel e os jogadores com mais peso que podem contribuir para a queda ou a manutenção de Jesus. Se Jesus tiver o plantel do seu lado deve ficar, em caso contrário, deve sair e acredito que Paulo Bento seria a melhor opção para o substituir. Atribuir as culpas todas ao treinador na hora da derrota é miopia e serve para não olhar para os verdadeiros problemas do clube. Para finalizar, o que mais me chateia no actual presidente e no actual treinador é a extrema vaidade que demonstram em qualquer aparição pública. Ver Vieira na SIC a dar uma entrevista sobre nada e por nada, só porque a equipa estava à frente do campeonato é verdadeiramente desconcertante... Ver Jesus chamar a si todos os louros quando a equipa ganha é embaraçoso...