domingo, 22 de abril de 2012

Benfica 2011/12 modalidades, análise e sugestões


  • Andebol - historicamente é uma modalidade em que o Benfica não é feliz. Este ano, à semelhança dos anteriores, vai ser uma época para esquecer. Profundas alterações têm que ser efectuadas nesta secção para conseguir entrar num rumo de vitória.



  • Basquetebol - grande trabalho na formação do clube (projecto fantástico) não complementado, na mesma medida, pela equipa sénior. Carlos Lisboa pode aportar a mística benfiquista mas não me parece que seja o treinador ideal (na minha óptica, o porto tem o melhor treinador). Podemos ser campeões mas vai ser difícil.

  • Hóquei em patins - na minha opinião, é o projecto mais bem estruturado das modalidades de pavilhão do clube. O sucesso interno está à porta e quem sabe se não ganhamos a liga Europa. Boa escola de formação à semelhança do que acontece no basquetebol. Um exemplo.

  • Voleibol - melhor plantel e maior orçamento do campeonato. Tudo para sermos campeões mas falta um projecto de formação mais capaz e dinâmico que consiga obstar à falta de praticantes da modalidade no Sul do país. O vólei do Benfica faz-me lembrar o Chelsea e o City no futebol europeu, embora, tenhamos o melhor palmarés na taça de Portugal. 

  • Futsal - bom plantel embora tenha muitas dúvidas acerca do treinador. Com um pouco de sorte podemos fazer a dobradinha (campeonato e taça). A presença de Ricardinho pode ser decisiva para o desenrolar da época. Falta tornar o projecto formativo mais eficaz.

  • Atletismo - grande trabalho da prof. Ana Oliveira e de todos os treinadores. Modalidade de referência do clube. Grande projecto formativo.

Para finalizar, dizer que não compreendo que o director geral das modalidades seja treinador de uma delas. Parece-me demasiado amador para um clube com a dimensão do Benfica. 
É necessário chamar mais adeptos aos pavilhões através de diversas estratégias (sócios de determinada modalidade com lugar cativo e quotas só dessa modalidade?); animação nos pavilhões através, por exemplo, das classes de ginástica do clube, etc...; enfim, no fundo, copiar o que tem sido feito na organização dos jogos de futebol. Claro que isto só funciona se as modalidades proporcionarem bons espectáculos e forem ganhadoras.
 


Benfica 2011/12 futebol, paixão e razão

Nolito na época passada jogava na 2ª liga espanhola; Rodrigo era suplente não utilizado no Bolton; Nélson Oliveira não jogava no Paços de Ferreira; Cardozo é lento; Saviola está acabado; Aimar é frágil; Gaitan só joga quando quer; Bruno César chegou este ano à Europa; Capdevila chegou gordo (e sim, também gostava que tivesse jogado mais); Matic jogava num clube fraco da Holanda; Enzo Perez resolveu ser Enzo férias; Jardel há duas épocas jogava no Olhanense; Djaló estava sem jogar há 6 meses. Mesmo assim:

  • Benfica ganha taça da liga depois de eliminar o porto nas meias finais
  • a três jornadas do fim do campeonato está na luta pelo 1º lugar (difícil) e tem quase o 2º lugar assegurado (fácil)
  • foi eliminado pelo Marítimo na taça de Portugal (no Funchal), equipa sensação da época em Portugal, num jogo em que era obrigatório ganhar
  • quartos de final da Champions, depois de ganhar o grupo à frente de Manchester United e eliminados pelo Chelsea de forma injusta e bastante condicionada pelos árbitros.
Por tudo isto, não considero que tenha sido uma época para esquecer, e tenho para mim que o Jorge Jesus tem feito um excelente trabalho no clube. Pede-se continuidade da equipa técnica e reforço da equipa em alguns lugares mais fragilizados. Ainda que também goste de Paulo Bento e ache que teria condições para fazer um bom trabalho no Benfica, nesta altura, acho que o Jorge Jesus tem o plantel do seu lado e como tal tem todas as condições para continuar o trabalho no Benfica. Goste-se ou não do sistema de jogo do Benfica, uma coisa é certa, a equipa tem uma filosofia que se mantém em todas as partidas e esta identidade é muito positiva para o clube e irá trazer dividendos no futuro.
Sobre o quebra da equipa e a perda dos 5 pontos de avanço, na minha opinião, é explicável pelo retorno da liga dos campeões (fase eliminatória) em que todas as equipas que a disputam sofrem internamente, por esta altura. Repare-se o que tem acontecido ao porto todos os anos por essa altura. O Benfica, infelizmente, não estava habituado a esta situação. São todas estas adaptações a situações de maior exigência competitiva que o clube (adeptos incluídos) têm que compreender.
Por outro lado, temos, igualmente, que perceber que o porto tem, em algumas deslocações, autênticos passeios, ao invés do Benfica (nacional da Madeira e braga serão os casos mais paradigmáticos).

sábado, 21 de abril de 2012

Regresso de Carlos Martins

Se se confirmar a notícia que indicava o regresso de Carlos Martins ao Benfica aplaudo a decisão. Espero, no entanto,  que o Carlos Martins venha para ser concorrente do Pablo Aimar e não do Witsel. Não estou a ver capacidade física nem defensiva ao Carlos Martins para jogar no lugar do Witsel. Contra equipas modestas, em casa, até o Pablo Aimar pode ser solução para jogar à frente do médio mais recuado, no entanto, neste momento, o grau de exigência que se coloca ao Benfica, nomeadamente, na Champions League, obriga a ter outro tipo de soluções. Acredito, portanto, que ainda esteja para chegar um concorrente para o Witsel.

                     Javi Garcia
                    Matic

Witsel
?

                                 Pablo Aimar
                                Carlos Martins

Equipamentos do Benfica 2012/13

Gosto mais do equipamento principal deste ano (não gosto da gola e da caca azul do próximo ano, embora o símbolo simples esteja melhor do que o actual). Em relação ao alternativo, e sem deslumbrar, é mais giro do que o deste ano (não era difícil!).

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Equipamento alternativo

Assim é que devia ser sempre o equipamento alternativo do SL BENFICA. Branco!

Política desportiva do Benfica

Se há coisa que me faz confusão no Benfica é a sua política desportiva. Nota: ainda está por provar a sua existência! Em primeiro lugar, não sei quem é o seu responsável. Às vezes, é o Rui Costa, outras, é o Vieira e outras tantas, é o Jesus. Já passámos a fase de relançar carreiras (Aimar, Saviola, Reyes), já nos aventurámos nos empréstimos (Reyes, Suazo, Salvio), continuamos a contratar miúdos sul-americanos como se não houvesse dia de amanhã, já apresentámos produtos da nossa formação, ainda que, depois, só sirvam para fazer mínimos para a UEFA e número nos treinos de conjunto. Enfim, é um ziguezaguiar constante que descredibiliza quem trabalha no clube. O departamento de scouting parece-me ser bom, uma vez que, normalmente, o porto consegue grandes jogadores à boleia da nossa prospecção. A ideia que transparece é a de um certo amadorismo, nesta área. Gostava que fosse esclarecido, inequivocamente, qual o rumo de orientação e qual o responsável. Gostava que o Benfica contratasse menos e melhor. Não percebo o porquê de se contratar camiões de jogadores sul-americanos (muito jovens e sem experiência no futebol europeu) que depois são recambiados sem que o clube recolha qualquer benefício. São exemplos: Kardec, Sidnei, Airton, Fernandez, Shaffer, Léo Kanu, Elvis, Felipe Menezes, Fellipe Bastosetc, etc... Não coloco no mesmo patamar Franco Jara, Enzo Perez e Éder Luís porque quando o Benfica os contratou já eram jogadores com destaque nos respectivos países e pareciam apostas seguras. Recentemente, descobrimos alguns jovens europeus e contratámos Wass, Carole, Lindelof, etc, etc... Espero, ansiosamente, o dia em que o Benfica contrate poucos jogadores com valor inquestionável (Witsel é um bom exemplo de uma aposta segura) para somar à base do plantel e que tenha como segundas linhas jovens portugueses da nossa formação, para poder lançar um ou dois por ano. Confesso, igualmente, que me faz confusão que o Benfica possa servir como uma placa giratória para transferência de jogadores. O Benfica tem que ser um fim e não um veículo para transferências. Para finalizar, e porque nem tudo está mal, concordo com o facto de se manter durante muitos anos um núcleo duro de jogadores, sendo exemplo disso mesmo, a permanência de Luisão, Maxi Pereira, Javi Garcia, Aimar, Cardozo e Saviola.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Futebol do SL Benfica 1999/00


Presidente:
Vale e Azevedo

Plantel:
Nuno Gomes, Chano, Paulo Madeira, Kandaurov, Poborsky, João Pinto, Calado, Maniche, Robert Enke, Ronaldo, Bruno Basto, Rojas, Sérgio Nunes, Andrade, Machairidis, Sabry, Uribe, Okunowo,Tote, Luís Carlos, João Tomás, Bossio, Tahar, Porfírio, Cadete, Mawete, Marco freitas, José Soares, Jorge Ribeiro, Pepa, Bruno Caires, Nuno Santos

Treinador:
Jupp Heynckes

4 jogadores com nível para o Benfica (Maniche ainda era um miúdo). Jupp Heynckes devia estar maluco no dia em que aceitou treinar este plantel!