Não seria fantástico termos num pavilhão (pavilhão a sério, não um pré-fabricado) do SL e Benfica uma equipa do Barcelona , do Real Madrid, do Atlético de Madrid, ou outras, desta dimensão? Haverá outra forma de elevar o nível do nosso andebol ou basquetebol, que não seja através da criação de ligas ibéricas? Bem sei que o nosso nível actual, no andebol e basquetebol, é muito baixo quando comparado com o das equipas espanholas, mas não seria o melhor incentivo para os nossos jovens poderem evoluir, mesmo começando em divisões mais baixas? Não seria fabuloso, em altura de "vacas magras", criar uma liga de hóquei em patins ou futsal com as melhores equipas ibéricas? Não seria a melhor forma de fazer crescer o próprio negócio, multiplicando os patrocínios e as assistências moribundas dos nossos pavilhões? Até o voleibol que não é um desporto com muito êxito na península ibérica podia sofrer um impulso decisivo. Haja visão para poder instituir as ligas ibéricas. O que seria, por exemplo, do Barcelona se o seu espaço competitivo se restringisse à Catalunha?
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Aposta de risco?
E se o Benfica fizesse regressar na próxima época: Melgarejo, Urreta, Yartey e Carole? Não será altura de apostar nos nossos jovens valores? Categoria, eles têm. Faltam oportunidades. Yartey pode vir a ser o substituto de Pablo Aimar, Melgarejo pode fazer concorrência a Nolito , Urreta pode oferecer verticalidade ao lado direito e Carole pode ganhar o lugar de defesa esquerdo. Haja coragem para apostar na juventude. A qualidade não tem idade.
Relato da viagem a Barcelona
Visitei Barcelona pela primeira vez e fiquei fascinado com a cidade da Rambla. A organização desta viagem começou por altura do sorteio dos quartos e meias-finais da Liga dos Campeões. Como benfiquista sempre acreditei que o Benfica jogaria no dia 23 de Abril em Barcelona, coisa que, infelizmente, não se veio a concretizar. Aproveitei, no entanto, o motivo desportivo para embarcar com a família para a capital da Catalunha. Após mais uma viagem terrorífica de avião (com mais uma crise vaso-vagal à mistura) lá chegámos ao Prat (um aeroporto moderno e com fáceis acessibilidades). Apanhámos o comboio e posteriormente o metro até chegar ao hotel (HCristina) ao cima da estação de metro Diagonal. O hotel é de ** mas suficiente para passar uns dias em Barcelona. Bem localizado, barato e com boa limpeza. Para surpresa nossa, todos os funcionários são adeptos do Real Madrid. No primeiro dia, andámos de metro pela cidade (muito fácil a deslocação através do metro) e visualizámos a beleza da cidade e algumas peculiaridades: Barcelona é uma cidade com ruas e avenidas traçadas a régua e esquadro, com muitos espaços verdes e em que os habitantes se deslocam principalmente de moto ou bicicleta (skate e trotinete, também, são muitos utilizados). No final do primeiro dia descobrimos o mercado de la Boqueria junto à estação de metro do Liceu e adquirimos o hábito de comprar copos de fruta, sumos, e sandes para, posteriormente, comer no quarto do hotel.
No segundo dia, comprámos um bilhete para andar num dos autocarros turísticos da cidade. Esta opção, embora dispendiosa, tornou-se acertada visto que se tem uma visão global da cidade. Após este dia deu para confirmar que Barcelona é, realmente, uma cidade maravilhosa e onde se destaca o facto de não se vislumbrar um único prédio devoluto ou lixo nos passeios. Por outro lado, deu a ideia que a crise europeia ainda não atingiu estes lados, uma vez que não se vêm lojas abandonadas ou demasiados sem-abrigo nas ruas. Mais uma vez terminámos o dia a comprar comida no mercado e a jantar no quarto do hotel, vendo o Barça-Chelsea em directo. O facto mais relevante do dia acabou por ser a existência de confrontos entre adeptos dos dois clubes, por nós visualizados, nas imediações do Camp Nou e sob total beneplácito da polícia (este facto parece que não mereceu destaque na comunicação social).
O terceiro dia foi reservado para um sono retemperador da parte da manhã e para uma visita ao Camp Nou da parte da tarde. Sobre a visita ao estádio gostaria de realçar o facto de ser caríssima (22 euros). O estádio está bem inserido na estrutura envolvente mas não deixa de ser uma estrutura velha e feia, externamente. Por dentro, faz lembrar o antigo Estádio da Luz mas fez-nos, igualmente, pensar que o actual estádio do Sport Lisboa e Benfica é uma estrutura, eu diria, de um campeonato à parte, tal a sua beleza, modernidade e funcionalidade. A visita ao museu e sala de conferências de imprensa não me fascinou, no entanto, teve como aspecto positivo o facto de termos conhecido uma funcionária portuguesa, muito simpática, que trabalha para o FC Barcelona há 4 anos. Outro aspecto que me chamou à atenção foi a falta de desportivismo dos adeptos culés, antes e após o jogo com o Chelsea. Realmente, quando se ganha é fácil apresentar desportivismo. O dia terminou com a visualização do jogo do Real de Madrid (grande jogo e resultado mais do que justo) e com os comentários dos jornalistas espanhóis denotando aspectos verdadeiramente xenófobos para com Mourinho e Ronaldo. Quanto a Mourinho, eu tenho para mim que o melhor treinador do mundo, sendo português, devia iniciar um projecto no maior clube português, o Sport Lisboa e Benfica, de molde a reconquistar o que já nos pertenceu, por direito próprio, na década de 60.
Na quinta de manhã e após as normais despedidas no hotel, apanhámos os chamados aerobus, autocarros que fazem a ligação directa até ao aeroporto (5,60 euros). A viagem de regresso, felizmente, correu bem melhor, o que porventura não terá sido alheio ao alprazolam...
domingo, 22 de abril de 2012
Benfica 2011/12 modalidades, análise e sugestões
- Andebol - historicamente é uma modalidade em que o Benfica não é feliz. Este ano, à semelhança dos anteriores, vai ser uma época para esquecer. Profundas alterações têm que ser efectuadas nesta secção para conseguir entrar num rumo de vitória.
- Basquetebol - grande trabalho na formação do clube (projecto fantástico) não complementado, na mesma medida, pela equipa sénior. Carlos Lisboa pode aportar a mística benfiquista mas não me parece que seja o treinador ideal (na minha óptica, o porto tem o melhor treinador). Podemos ser campeões mas vai ser difícil.
- Hóquei em patins - na minha opinião, é o projecto mais bem estruturado das modalidades de pavilhão do clube. O sucesso interno está à porta e quem sabe se não ganhamos a liga Europa. Boa escola de formação à semelhança do que acontece no basquetebol. Um exemplo.
- Voleibol - melhor plantel e maior orçamento do campeonato. Tudo para sermos campeões mas falta um projecto de formação mais capaz e dinâmico que consiga obstar à falta de praticantes da modalidade no Sul do país. O vólei do Benfica faz-me lembrar o Chelsea e o City no futebol europeu, embora, tenhamos o melhor palmarés na taça de Portugal.
- Futsal - bom plantel embora tenha muitas dúvidas acerca do treinador. Com um pouco de sorte podemos fazer a dobradinha (campeonato e taça). A presença de Ricardinho pode ser decisiva para o desenrolar da época. Falta tornar o projecto formativo mais eficaz.
- Atletismo - grande trabalho da prof. Ana Oliveira e de todos os treinadores. Modalidade de referência do clube. Grande projecto formativo.
Para finalizar, dizer que não compreendo que o director geral das modalidades seja treinador de uma delas. Parece-me demasiado amador para um clube com a dimensão do Benfica.
É necessário chamar mais adeptos aos pavilhões através de diversas estratégias (sócios de determinada modalidade com lugar cativo e quotas só dessa modalidade?); animação nos pavilhões através, por exemplo, das classes de ginástica do clube, etc...; enfim, no fundo, copiar o que tem sido feito na organização dos jogos de futebol. Claro que isto só funciona se as modalidades proporcionarem bons espectáculos e forem ganhadoras.
Benfica 2011/12 futebol, paixão e razão
Nolito na época passada jogava na 2ª liga espanhola; Rodrigo era suplente não utilizado no Bolton; Nélson Oliveira não jogava no Paços de Ferreira; Cardozo é lento; Saviola está acabado; Aimar é frágil; Gaitan só joga quando quer; Bruno César chegou este ano à Europa; Capdevila chegou gordo (e sim, também gostava que tivesse jogado mais); Matic jogava num clube fraco da Holanda; Enzo Perez resolveu ser Enzo férias; Jardel há duas épocas jogava no Olhanense; Djaló estava sem jogar há 6 meses. Mesmo assim:
- Benfica ganha taça da liga depois de eliminar o porto nas meias finais
- a três jornadas do fim do campeonato está na luta pelo 1º lugar (difícil) e tem quase o 2º lugar assegurado (fácil)
- foi eliminado pelo Marítimo na taça de Portugal (no Funchal), equipa sensação da época em Portugal, num jogo em que era obrigatório ganhar
- quartos de final da Champions, depois de ganhar o grupo à frente de Manchester United e eliminados pelo Chelsea de forma injusta e bastante condicionada pelos árbitros.
Por tudo isto, não considero que tenha sido uma época para esquecer, e tenho para mim que o Jorge Jesus tem feito um excelente trabalho no clube. Pede-se continuidade da equipa técnica e reforço da equipa em alguns lugares mais fragilizados. Ainda que também goste de Paulo Bento e ache que teria condições para fazer um bom trabalho no Benfica, nesta altura, acho que o Jorge Jesus tem o plantel do seu lado e como tal tem todas as condições para continuar o trabalho no Benfica. Goste-se ou não do sistema de jogo do Benfica, uma coisa é certa, a equipa tem uma filosofia que se mantém em todas as partidas e esta identidade é muito positiva para o clube e irá trazer dividendos no futuro.
Sobre o quebra da equipa e a perda dos 5 pontos de avanço, na minha opinião, é explicável pelo retorno da liga dos campeões (fase eliminatória) em que todas as equipas que a disputam sofrem internamente, por esta altura. Repare-se o que tem acontecido ao porto todos os anos por essa altura. O Benfica, infelizmente, não estava habituado a esta situação. São todas estas adaptações a situações de maior exigência competitiva que o clube (adeptos incluídos) têm que compreender.
Por outro lado, temos, igualmente, que perceber que o porto tem, em algumas deslocações, autênticos passeios, ao invés do Benfica (nacional da Madeira e braga serão os casos mais paradigmáticos).
sábado, 21 de abril de 2012
Regresso de Carlos Martins
Se se confirmar a notícia que indicava o regresso de Carlos Martins ao Benfica aplaudo a decisão. Espero, no entanto, que o Carlos Martins venha para ser concorrente do Pablo Aimar e não do Witsel. Não estou a ver capacidade física nem defensiva ao Carlos Martins para jogar no lugar do Witsel. Contra equipas modestas, em casa, até o Pablo Aimar pode ser solução para jogar à frente do médio mais recuado, no entanto, neste momento, o grau de exigência que se coloca ao Benfica, nomeadamente, na Champions League, obriga a ter outro tipo de soluções. Acredito, portanto, que ainda esteja para chegar um concorrente para o Witsel.
Javi Garcia
Matic
Witsel
?
Pablo Aimar
Carlos Martins
Equipamentos do Benfica 2012/13
Gosto mais do equipamento principal deste ano (não gosto da gola e da caca azul do próximo ano, embora o símbolo simples esteja melhor do que o actual). Em relação ao alternativo, e sem deslumbrar, é mais giro do que o deste ano (não era difícil!).
Subscrever:
Mensagens (Atom)
