terça-feira, 1 de maio de 2012

FPF: Benfica apoia «inequivocamente» Fernando Gomes - TSF

FPF: Benfica apoia «inequivocamente» Fernando Gomes - TSF
Escrito por um portista e que me pareceu bem intencionado (retirado do site o belo voar da águia). Assinado por azul e branco:


Benfiquistas: 


Acreditem que hesitei muito em vir aqui escrever, porque sei que muitos de vocês, com o ódio que têm ao Porto, vão pensar que eu vim aqui gozar. 


Mas não vim. Vim dizer- vos o seguinte: 


Primeiro, o Porto ganhou muito bem este Campeonato. 


Segundo, o Porto tinha a segunda melhor equipa de Portugal, porque a primeira era a do Benfica. 


Terceiro, o Porto ganhou o Campeonato, porque o Benfica, por razões que desconheço, desceu muito de nível no último mês, ao passo que o Porto, que fez um dos piores campeonatos da sua vida, ganhou vida nesse mesmo último mês, e ganhou jogos dificílimos. 


Quarto, é de louvar o trabalho de Vítor Pereira, que conseguiu segurar uma equipa pelas pontas, com alguns maus profissionais, que lhe fizeram a vida negra no balneário, a ponto de ele ter de mandar uns poucos embora. 


Quinto, quando, a meio de um jogo, o Vítor Pereira precisava de mexer na equipa, olhava para o banco e não via nada de jeito,ao contrário do Benfica, que tinha quase três jogadores para cada lugar. 


Sexto, tenho dúvidas se o Porto deve apostar outra vez no Vítor Pereira, mas sei que o Benfica não deveria dar mais hipóteses a Jorge Jesus. 


Sétimo, o Porto foi beneficiado muitas vezes pelos árbitros, mas também foi muitas vezes prejudicado. 


Oitavo, o Benfica foi muitas vezes prejudicado pelos árbitros, mas também foi muitas vezes beneficiado. 


Nono, não acredito que algunm árbitro tenha prejudicado o Porto ou o Benfica de propósito. Terão errado, mas não roubado. 


Décimo, hoje, pela primeira vez, vejo que ninguém aqui fala de corrupção, mas, antes pelo contário, olham para dentro do clube e indagam-se se alguma coisa está mal. 


Décimo primeiro, é isso que o Benfica deve fazer em vez de andar a falar dos árbitros. 


Décimo segundo, o Porto só se tornou um grande clube, regional - está a su grande glória - nacional e mundial, quando, com Pinto da Costa, dentro do clube, deixou de falar dos árbitros e do Regime - vocês sabem bem o que foi isso - e reestruturaram o clube de alto a baixo. 


Décimo terceiro, este ano, o Porto teve que gerir a situação de ter seis ou sete jogadores indisciplinados, a ponto de ter de pôr alguns na rua. Ouviu-se falar disso? Que aconteceria na comunicação Social se isto se tivesse passado no Benfica? Lembram-se do caso Pacheco? Lembram-se do caso João Pinto? Pense nisso. 


Um grande abraço a todos, de um amigo, portista, que gosta muito deste blog, que tem um grande respeito pelo Al, que já morou muito tempo em Benfica, e que até foi campeão, quando menos contava. ~


Algumas coisas são questionáveis mas merece reflexão.

Benfica campeão porto corrupção

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Em modo rascunho

Vou escrever este post em "modo rascunho".
Não tenho dúvidas de que Jorge Jesus não vai ficar no SL Benfica. Basta atentar à sua postura, ontem, no final do jogo (comentários politicamente correctos, não falando das arbitragens) e à entrevista, de hoje, do professor Manuel Sérgio.
Considero-o um bom treinador. Claro que tem defeitos, mas numa estrutura à séria, estes seriam minorados. Tenho que lhe agradecer o melhor futebol que alguma vez vi praticar o Benfica. Sobre o próximo treinador, parece evidente que será Paulo Bento. Tenho-o como um homem sério, humilde, trabalhador, frontal e corajoso. O facto de, ainda, não ter renovado com a FPF faz indiciar que será o próximo treinador do Benfica. Parece-me uma boa aposta e não me parece que seja pelo treinador que "a coisa" correrá mal. Paulo Bento fez um bom trabalho no SCP.
Sobre o presidente Vieira. Confesso que tenho muita dificuldade em avaliar o seu trabalho. Não tem o perfil de presidente que eu gostaria de ter no meu clube, mas reconheço que fez um excelente trabalho em múltiplos aspectos. Passo a descrever:

  • construção do Estádio da Luz, quando já pouca gente acreditava. Foi dele o impulso decisivo (depois de visitar outros, o nosso é magnífico).
  • construção do CFC que é decisivo para o futuro do clube (começamos a ter novamente títulos na formação).
  • construção de 2 pavilhões e de 1 piscina
  • organização do grupo empresarial do Benfica
  • crescimento do número de sócios com a criação do kit sócio (tendo o presidente um papel fundamental ao visitar casas do Benfica por todo o mundo)
  • multiplicação do número de casas do Benfica
  • criação da Benfica TV
  • valorização do plantel principal de futebol do Benfica
  • aposta nas modalidades amadoras (bons plantéis)
  • luta no processo apito dourado, mesmo colocando em risco a sua segurança
O que falhou nos mandatos de Vieira foi a conquista de títulos e a manutenção de uma comunicação verdadeira e credível.

Não se pode apregoar a luta contra o sistema e depois apoiar os Valentins e os Fernandos Gomes desta vida. No fundo, e acreditando na boa fé do presidente, parece-me que ele tentou penetrar no sistema para conseguir tirar proveito. Foi, no entanto, derrotado em larga escala e ao ser derrotado perdeu toda a credibilidade junto dos adeptos. O Benfica tendo 50% dos adeptos do país não pode permitir que os órgãos dirigentes do futebol nacional sejam, quase exclusivamente, pertencentes a adeptos do FCP (e com o nosso apoio). O presidente do Benfica tem que ser credível e honesto com os adeptos, tem que apontar o dedo a quem nos prejudica. O Benfica não pode ter uma estrutura que na hora da derrota deixe um treinador abandonado à sua sorte, mas na hora da vitória tenha um presidente que dê entrevistas para nada dizer. Fica-lhe mal. O Benfica não pode ter vices em programas desportivos que são lesa-futebol. 
Acredito que Vieira se vai recandidatar, até pela sua ausência na hora da derrota, mas acho que o seu tempo já acabou. Não lhe vejo energia ou competência para fazer melhor do que já fez.  Bem ou mal, acredito que fez o melhor que sabia. Espero que apareçam várias alternativas como aconteceu no SCP e que, no final, tenhamos a sorte de escolher o melhor para o clube. Eu quero que o meu filho tenha a felicidade de ver o Benfica ganhar mais vezes do que o pai. Se a alternativa ao Vieira for algo semelhante com o Veiga então, muito mal está o clube. Nós merecemos melhor. Em última análise, porque não tentar o modelo do Bayern?

domingo, 29 de abril de 2012

Alberto Miguéns

Quando o senhor Alberto Miguéns diz que falta cultura benfiquista à Benfica Sad, quem sou eu para o questionar. Quando o senhor Alberto Miguéns coloca dúvidas sobre a verdade histórica do futuro museu é razão para ficar bastante preocupado. Porque razão não são aproveitados os conhecimentos únicos do senhor Alberto Miguéns por parte dos dirigentes do Benfica? A quem não interessa o senhor Alberto Miguéns no Benfica? Uma pena que pessoas com este valor e benfiquismo não estejam dentro do clube. Muito embora o senhor Alberto Miguéns não me conheça pessoalmente ou leia este blog (com toda a certeza) quero transmitir que o admiro bastante e que representa o que de mais puro o Benfica tem. Obrigado e bem-haja Alberto Miguéns!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Modalidades - o futuro

Depois de ter escrito sobre o futuro das modalidades amadoras em Portugal, eis que o CAB Madeira abandona a liga principal de basquetebol nas meias-finais. Que não haja ilusões, outros se seguirão. Portugal não tem condições financeiras para suportar ligas profissionais nas chamadas modalidades amadoras. O futuro tem que passar pela existência de competições amadoras, potenciando o desporto e o número de praticantes. Toda esta rede de desportistas tem que servir para seleccionar os melhores atletas que irão representar 2 ou 3 grandes clubes que, posteriormente, competirão nas ligas ibéricas das diversas modalidades. 

Corrida do Benfica

Contagem decrescente para a corrida do Benfica! Vai ser um espectáculo ter a família toda envolvida nesta edição. Grande organização por parte do clube. O Benfica está vivo!