terça-feira, 8 de maio de 2012

Ética presidencial

Ser presidente do Benfica é tão atraente, sob todos os aspectos, que faz mover ambições pessoais a um nível que deixa os superiores interesses do clube arrumados, por assim dizer, no sótão. 
Esta é a grande realidade que torna o clube mais frágil aos ataques externos e aos interesses instalados. Ter um presidente que consiga equilibrar esta equação é o desafio para as próximas eleições. Dar ao clube, pelo menos, o que o clube dá em troca. Ter esta premissa bem presente aquando das diversas negociações é o que se exige ao presidente de um clube com milhões de pessoas apaixonadas. 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Liga de futebol profissional 2011/12

A Liga zon/sagres 2011/12 é uma mentira. Um vencedor mentiroso que deve a vitória a um conjunto de decisões arbitrais absolutamente escandalosas.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

José António Saraiva - Record

«Jesus e Vitor. Jorge Jesus e Vítor Pereira vão ter provavelmente o mesmo destino, embora por razões opostas. Jesus pôs o Benfica a jogar mas não conseguiu este ano ser campeão; Vítor Pereira é campeão mas não pôs o FC Porto a jogar. Com Jesus, o Benfica fez algumas das mais notáveis exibições dos últimos 20 anos, marcou golos para todos os gostos e voltou a ter um nome na Europa; com Vítor Pereira, o FC Porto perdeu algum do prestígio conquistado na Europa e não fez uma única exibição de encher o olho. Jesus foi prejudicado pelos árbitros em vários jogos e, se não fosse isso, talvez estivesse hoje a festejar o título de campeão; Vítor Pereira festejou o título, mas se não fossem algumas ajudas dos árbitros talvez estivesse hoje a lutar com o Braga pelo 2.° lugar. Jesus foi o grande obreiro dos sucessos do Benfica, que resultaram de uma dinâmica coletiva muito forte; Vítor Pereira não foi o obreiro do sucessos do FC Porto, que resultaram sobretudo do talento de Hulk e de penáltis assinalados em momentos decisivos. Tudo isto é verdade, mas os adeptos não gostam de explicações mas de resultados. E os adeptos do Benfica dizem que a equipa teve cinco pontos de avanço e os perdeu – e acrescentam que, se Jesus não conseguiu ser campeão em ano de crise do FC Porto, nunca mais o conseguirá. O próximo treinador da Luz será, quase de certeza, pior. Mas essa é a questão que nenhum benfiquista quer hoje enfrentar, porque o necessário, neste momento, é arranjar um culpado. E, como Cristo, ele só pode ser Jesus.» - José António Saraiva, jornal Record, 2 de Maio de 2012.



terça-feira, 1 de maio de 2012

Valores do Benfica

Perder é sempre mau, mas quando vejo o Barça perder, reconheço que perdeu dignamente, representando os seus valores. Quando olho para o Benfica, sinto que os valores se perderam, noto que muitos benfiquistas (direcção incluída) vivem em função do FCP. Quem representa os valores do Benfica? Quem ensina a um jovem jogador português ou a um estrangeiro o que significa jogar no Benfica? Basta atentar às contas pessoais do Witsel ou do Garay no twitter para perceber o que significa, para eles, o clube.

FPF: Benfica apoia «inequivocamente» Fernando Gomes - TSF

FPF: Benfica apoia «inequivocamente» Fernando Gomes - TSF
Escrito por um portista e que me pareceu bem intencionado (retirado do site o belo voar da águia). Assinado por azul e branco:


Benfiquistas: 


Acreditem que hesitei muito em vir aqui escrever, porque sei que muitos de vocês, com o ódio que têm ao Porto, vão pensar que eu vim aqui gozar. 


Mas não vim. Vim dizer- vos o seguinte: 


Primeiro, o Porto ganhou muito bem este Campeonato. 


Segundo, o Porto tinha a segunda melhor equipa de Portugal, porque a primeira era a do Benfica. 


Terceiro, o Porto ganhou o Campeonato, porque o Benfica, por razões que desconheço, desceu muito de nível no último mês, ao passo que o Porto, que fez um dos piores campeonatos da sua vida, ganhou vida nesse mesmo último mês, e ganhou jogos dificílimos. 


Quarto, é de louvar o trabalho de Vítor Pereira, que conseguiu segurar uma equipa pelas pontas, com alguns maus profissionais, que lhe fizeram a vida negra no balneário, a ponto de ele ter de mandar uns poucos embora. 


Quinto, quando, a meio de um jogo, o Vítor Pereira precisava de mexer na equipa, olhava para o banco e não via nada de jeito,ao contrário do Benfica, que tinha quase três jogadores para cada lugar. 


Sexto, tenho dúvidas se o Porto deve apostar outra vez no Vítor Pereira, mas sei que o Benfica não deveria dar mais hipóteses a Jorge Jesus. 


Sétimo, o Porto foi beneficiado muitas vezes pelos árbitros, mas também foi muitas vezes prejudicado. 


Oitavo, o Benfica foi muitas vezes prejudicado pelos árbitros, mas também foi muitas vezes beneficiado. 


Nono, não acredito que algunm árbitro tenha prejudicado o Porto ou o Benfica de propósito. Terão errado, mas não roubado. 


Décimo, hoje, pela primeira vez, vejo que ninguém aqui fala de corrupção, mas, antes pelo contário, olham para dentro do clube e indagam-se se alguma coisa está mal. 


Décimo primeiro, é isso que o Benfica deve fazer em vez de andar a falar dos árbitros. 


Décimo segundo, o Porto só se tornou um grande clube, regional - está a su grande glória - nacional e mundial, quando, com Pinto da Costa, dentro do clube, deixou de falar dos árbitros e do Regime - vocês sabem bem o que foi isso - e reestruturaram o clube de alto a baixo. 


Décimo terceiro, este ano, o Porto teve que gerir a situação de ter seis ou sete jogadores indisciplinados, a ponto de ter de pôr alguns na rua. Ouviu-se falar disso? Que aconteceria na comunicação Social se isto se tivesse passado no Benfica? Lembram-se do caso Pacheco? Lembram-se do caso João Pinto? Pense nisso. 


Um grande abraço a todos, de um amigo, portista, que gosta muito deste blog, que tem um grande respeito pelo Al, que já morou muito tempo em Benfica, e que até foi campeão, quando menos contava. ~


Algumas coisas são questionáveis mas merece reflexão.

Benfica campeão porto corrupção