domingo, 22 de julho de 2012

Ilações a retirar do torneio da Polónia

As ilações a retirar do torneio na Polónia:


  1. é preciso estabelecer qual o sistema de jogo prioritário a apresentar durante a época. Se vamos jogar em 4-2-3-1 não vale a pena ter mais do que 3 avançados,
  2. é preciso urgentemente um defesa esquerdo de qualidade
  3. é preciso urgentemente um defesa direito para fazer concorrência a Maxi Pereira
  4. Eu não dispensava o Miguel Rosa porque me parece ser o jogador mais maduro da equipa B e pode ser necessário na equipa principal ao longo da época

                                                          Artur Moraes
                                                           Paulo Lopes*
                                                                Mika*

            Maxi Pereira                     Luisão                  Garay                     Contratação
           Contratação*                   M. Vitor*               Jardel                       Luisinho*

                                                  Witsel               Javi Garcia
                                               C. Martins*             Matic
                                                (M. Rosa)*
         Enzo Perez                                   Aimar                                      Ola John
            Djaló*                                     B. César                                      Nolito
          Gaitan                                       (M. Rosa) *                               Melgarejo

                                                          Cardozo
                                                          Rodrigo
                                                        N. Oliveira*
                                                          Saviola
                                                          Kardec
                                                          Michel
                                                        H. Vieira*
                                                         
A vermelho, dispensar ou vender. A verde, ficar com um dos dois. O defesa direito a contratar seria, idealmente, português (Nelson, Paulo Ferreira?). 
É injusto que Luís Filipe Vieira esteja a fazer um trabalho brilhante na gestão e projecção do clube e se falhe consecutivamente por má elaboração do plantel.


A chantagem dos pequenos?

Li no blog O belo voar da águia um post escrito pelo, sempre interessante, José Albuquerque sobre a possível relação entre as medidas estapafúrdicas  tomadas pelos clubes pequenos em sede de assembleia geral de clubes e a negociação dos direitos televisivos do Benfica. Basicamente, o que o autor defende é que a pretensão de alargar o número de clubes da 1ª liga e a de evitar o empréstimo de jogadores dentro do mesmo escalão competitivo seria uma forma de chantagiar o Benfica no sentido de aceitar a negociação colectiva dos direitos televisivos. Se a isto somarmos o facto do SCP ter estado do lado dos pequenos na tentativa de impedir os empréstimos e se pensarmos que o clube mais prejudicado no caso do Benfica seguir o seu caminho na transmissão dos jogos em casa é, provavelmente, o SCP, esta teoria pode, muito bem, ter pernas para andar. Em todo o caso, esta vai ser uma época de múltiplos perigos para o nosso clube, a começar pelas eleições de Outubro, onde um qualquer Bruno Carvalho, apoiado em possíveis resultados menos positivos da equipa de futebol e no populismo de quem nada tem que decidir, pode comprometer o ressurgimento de um grande Benfica.

sábado, 21 de julho de 2012

Plantel do Benfica 2012/13

      4-1-3-2                                               Artur Moraes
                                                                 Paulo Lopes
                 Maxi Pereira              Luisão                       Garay                  Luisinho
                  Djaló                      M. Vitor                       Jardel                 Melgarejo

                                                                  Javi Garcia
                                                                     Matic

                Enzo Perez                                   Witsel                                Ola John
                Gaitan                                        C. Martins                              Nolito
                B. César                                      Aimar
                                               Cardozo                         Rodrigo
                                               N. Oliveira                      Saviola



     4-2-3-1

                                                                Artur Moraes
                                                                 Paulo Lopes
                 Maxi Pereira             Luisão                        Garay                  Luisinho
                  Djaló                      M. Vitor                       Jardel                 Melgarejo
                                                                  Javi Garcia
                                                                     Matic
                                                      Witsel                                           
                                                   C. Martins                                          
                Enzo Perez                                                    B. César          Ola John
                Gaitan                                                             Aimar              Nolito
                                                                  Cardozo                         
                                                                  Rodrigo
                                                                N. Oliveira
                                                                  Saviola

( Michel, H. Vieira, Kardec e Mora)

Nesta altura, este é o nosso plantel. 
Uma vez que na UEFA só podem ser inscritos 17 jogadores não formados localmente, um dos que está a negro, em princípio, vai sair. 
Se o mercado assim o permitisse, eu gostaria de ver um defesa esquerdo com o nível do resto do onze titular (gostei do jogo de sábado, na Polónia, do Melgarejo). Depois, não me parece que o Gaitan e o Enzo Perez estejam devidamente comprometidos com o clube e como tal, seria tentar arranjar um bom negócio. Se isto acontecesse adorava ver regressar Salvio. (se calhar, é asneira o que escrevi... vamos esperar!) Para além disto, seriam só negócios de ocasião. Por exemplo, se surgir uma proposta irrecusável por Cardozo, já temos no plantel substitutos com características de ponta de lança (Kardec e N. Oliveira) e podemos dar outra relevância a Rodrigo no clube (no sentido de ser a referência do ataque). Se sair Nolito, porque não fazer regressar Simão Sabrosa (ou Urreta). Sobre Saviola mantenho muitas dúvidas sobre a importância que pode vir a ter no próximo ano e sobre se não seria preferível apostar noutro jogador mais jovem (H. Vieira ou Mora). Uma das vantagens que este plantel apresenta é a polivalência da maior parte dos jogadores. Não esquecer, igualmente, a possibilidade de ir integrando alguns jogadores da equipa B ao longo da temporada (Miguel Rosa, no caso de não ser emprestado?)
De qualquer das formas, penso que o Benfica se encontra numa posição invejável, em relação ao mercado, porque se sair alguém por uma proposta irrecusável temos substitutos no plantel.


                                                                                                                

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Proença e o defesa esquerdo

Pedro Proença demonstrou no Europeu e na Champions ter um nível muito alto. Como em Portugal este árbitro tem coleccionado arbitragens infelizes, sempre em benefício do FCP e em prejuízo dos outros, nomeadamente do Benfica, acredito que estamos em presença de algo mais do que simples coincidência. Em vez de atacar a direcção do Benfica, Proença devia justificar o seu histórico de decisões infelizes e reveladoras de um critério nada isento. Quando a direcção do Benfica se queixa deste árbitro não está a fazer mais do que verbalizar as queixas de todos os adeptos e era isto que devia preocupar este pseudo-juiz. Para mim, Proença para fazer boas arbitragens fora, tem que arbitrar mal em Portugal, e desta fama não se livra.

Defesa esquerdo - não percebo como é que o Benfica contrata jogadores para posições não carenciadas em catadupa e não consegue contratar 1 defesa esquerdo com qualidade.