terça-feira, 7 de agosto de 2012

Olarápio ataca novamente

Benquerença na final da supertaça é uma aldrabice. É, simplesmente, uma aldrabice. Pode a Académica ficar em casa porque poupa o dinheiro do estágio e do transporte. Estou e falar da Académica como poderia falar do Barcelona (que já sofreu na pele com este indivíduo). Enquanto esta palhaçada continuar não vale a pena pensar em contratar jogadores porque quem decide campeonatos (à luz do histórico) são os artistas do apito. Isto é uma vergonha! 

A 11 dias do início do campeonato


  • Estamos a 11 dias do início do campeonato
  • Só podemos inscrever 25 jogadores para a Champions:
    • 17 não formados localmente
    • 4 formados no clube
    • 4 formados localmente
  1. Guarda-redes: Artur Moraes, Paulo Lopes* e Mika**
  2. Defesas - Maxi Pereira, Cancelo*, Yannick Djaló**, Luisão, Garay, Jardel, M. Vítor*, Luisinho** e Melgarejo
  3. Médios - Javi Garcia, Witsel, Matic, Aimar, B. César e Carlos Martins**
  4. Alas - Salvio, Ola John, Nolito, Enzo Perez e Gaitan
  5. Avançados - Cardozo, Rodrigo, Mora, Saviola, H. Vieira**, Michel, Kardec

  * formados no Benfica
** formados localmente

                Total: 
    • 3 jogadores formados no Benfica (falta 1)
    • 5 jogadores formados localmente (pode sair 1)
    • 22 jogadores não formados em Portugal (têm que sair 5)
            Em esquema:

                                                        Artur Moraes
                                                         Paulo Lopes*
                                                             Mika**

          Maxi Pereira                  Luisão                   Garay                    Melgarejo
         Yannick Djaló**          M. Vítor*                 Jardel                    Luisinho**
           Cancelo*
                                                                           Javi Garcia
                                                                             Matic

                                                   Witsel
                                                C. Martins**
                                   
                                                                          Aimar
                                                                         B. César

            Salvio                                                                                     Enzo Perez
           Ola John                                                                                    Nolito
                                                                                                            Gaitan

                                                             Cardozo 
                                                              Rodrigo 
                                                               Mora 
                                                             Saviola 
                                                            H. Vieira**
                                                             Michel 
                                                             Kardec 

  • Uma vez que o Benfica vai vender passes de jogadores (porque tem excesso de jogadores nalgumas posições e porque já investiu alguns milhões - não esquecer regra do fair-play financeiro), começo a ficar muito preocupado com o "andar da carruagem".
  • O tempo urge e o plantel está muito indefinido 

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Benfica - ideias sobre o plantel

Após vários encontros de pré-época disputados e tendo em contra o constrangimento da limitação de inscrição de jogadores não formados em Portugal (17) nas competições da UEFA, penso que, se não saírem jogadores do núcleo duro, o plantel do Benfica poderá ser formado por:

                                                             ARTUR MORAES
                                                              PAULO LOPES

             MAXI PEREIRA                LUISÁO          GARAY             MELGAREJO
           JOÃO CANCELO             M. VITOR         JARDEL              LUISINHO

                                               WITSEL               JAVI GARCIA
                                                                MATIC

               DJALÓ                       CARLOS MARTINS                     ENZO PEREZ
              SALVIO                         PABLO AIMAR                          OLA JOHN
                                                     BRUNO CÉSAR

                                       CARDOZO                    RODRIGO
                                                              MORA

                                                    H. VIEIRA/MICHEL

Uma vez que o Benfica jogará em 4-2-3-1 e em 4-1-3-2, poderá fazer sentido abdicar de um 4º médio (posições 6 e 8) em detrimento de um 3º avançado que permita jogar com 2 em simultâneo. No entanto, esta tem que ser a época de Matic, porque o seu lugar no plantel é muito importante, já que tem que alternar com Javi Garcia e Witsel no 11 base do Benfica. 
Em relação às alas, penso que o Benfica vai abdicar de Nolito (vai haver muita contestação a esta decisão) e Gaitan. Enzo Perez e Ola John são jogadores que, na minha opinião, desde que devidamente adaptados, podem ser titulares nas respectivas selecções. Bruno César pode fazer qualquer posição do meio campo para a frente (7,10,11).
Na frente, espera-se mais uma decisão muito contestada, mas acho que Rodrigo Mora merece ficar no plantel em detrimento de Saviola. Como 4º avançado pode ficar H. Vieira ou Michel (embora não entre nas contas da Champions).
Sobre o lateral esquerdo e uma vez que Melgarejo é mesmo aposta do clube para esta posição, penso que não há muito a dizer para além de lhe desejar sorte e fazer notar que tem havido uma grande evolução por parte do jogador nesta pré-época.
Para finalizar, quero realçar que muito do sucesso desta época vai passar pela capacidade que Matic venha a apresentar no Benfica. Tem que elevar muito o nível em relação à época passada para poder ser alternativa válida a Witsel e Javi, uma vez que é impossível fazer uma época inteira só com 2 jogadores nas posições 6 e 8.