sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Benfica ganha em Paços de Ferreira

Boa vitória do Benfica em Paços de Ferreira. Não se jogou bem, mas o importante era, mesmo, conquistar os 3 pontos. Continuo a achar que, nestes jogos, era preferível preencher o meio-campo com mais um elemento (Carlos Martins ou Pablo Aimar). Grande jogo de Enzo Perez, Salvio e Lima. Jogo menos conseguido de Maxi Pereira, mas até os super-heróis têm direito a um dia menos bom. Agora, é estabilizar o clube e combater os inimigos internos e externos. 

E agora Benfica?

O principal erro de Luís Filipe Vieira foi não conseguir combater o "sistema" estabelecido. Errou, em toda a linha, na estratégia e nas pessoas que escolheu para o acompanhar. O apoio a Fernando Gomes e a Vítor Pereira foi uma bomba-relógio que encostou ao seu corpo. Não sei qual foi a estratégia usada, mas foi pouco inteligente. Em termos morais é totalmente inaceitável apoiar pessoas que nos prejudicaram convictamente. Em termos estratégicos fracassou a todos os níveis, uma vez que o clube é prejudicado, sistematicamente, em detrimento do FCP, havendo a agravante de que se perdeu a legitimidade para colocar a FPF em causa, devido ao apoio inequívoco concedido. Errou nas pessoas que escolheu para o acompanhar. Chamo, particularmente, a atenção para esse indivíduo, que dá pelo nome de Pedro Guerra, que conseguiu a proeza de descredibilizar a Btv, tal o facciosismo e a má educação com que se dirige a sócios apaixonados pelo clube. Na minha opinião, e de acordo com o que tenho ouvido de amigos meus, a "gota de água" para a actual situação foram os resultados negativos das nossas contas, contra todas as expectativas. Eu até estou disposto a abdicar de sucessos desportivos, em função da viabilidade do clube. Agora, não tolero é que se obtenha insucessos desportivos e as contas estejam na "red line". Isso é desastroso para o futuro do clube. A acrescentar a este aspecto, há as declarações do presidente, em zig-zag: ora estamos muito bem e vamos fazer política expansionista, ora estamos mal e vamos ter que "comprar menos, vender mais e formar mais". Outro aspecto verdadeiramente desastroso é a participação do vice-presidente Rui Gomes da Silva no programa "O dia seguinte", bem como as recentes declarações públicas do mesmo. As declarações deste indivíduo sobre a venda de Witsel deviam ter-lhe valido a demissão imediata. Rui Costa, como director desportivo fracassou e foi imediatamente deslocalizado (provavelmente, ao abrigo da lei da mobilidade). Enfim, uma série de erros e um autismo a toda a linha, conduziram a esta situação, eu diria, com pouca margem de manobra. 
O meu sentimento em relação a isto tudo, é de pena, muita pena. Luís Filipe Vieira fez muita coisa boa no clube: profissionalizou-o, estabilizou-o, reestruturou a formação e as modalidades, valorizou a equipa profissional de futebol, valorizou o património, humanizou o clube com a criação da Fundação Benfica, etc.
A solução que eu desejaria era uma espécie de remodelação governamental, introduzindo pessoas novas e melhores do que as actuais. Mas para isso é necessário que o presidente esteja forte e com vontade de lutar. Gostava também que Vieira demonstrasse que o clube esta acima dos seus interesses pessoais. Se isto não acontecer, aguardo que surja uma oposição credível (muito longe de tudo o que vi até agora). 

Relatório e contas chumbado

Cartão laranja mostrado a Vieira tem como resultado a fragilização da direcção.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/1240327.html

A minha equipa para Paços

                                                      Artur Moraes

        Maxi Pereira                Jardel                   Garay              Luisinho

                                                           Matic


          Salvio                                   Enzo Perez                      Melgarejo

                                                                      Aimar

                                                       Cardozo

Esta equipa é, na minha opinião, a solução mais forte para jogar e ganhar em Paços de Ferreira. Luisinho, presentemente, pode dar mais na posição de lateral esquerdo do que Melgarejo e o paraguaio, agora que adquiriu rotinas defensivas, pode ser um caso sério na ala esquerda (compensando as subidas do lateral). Como o jogo é fora da Luz , considero que Aimar devia jogar no apoio a Cardozo, de forma a preencher o meio-campo e fazer a ligação com o ponta-de-lança.