sábado, 29 de setembro de 2012
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Benfica ganha em Paços de Ferreira
Boa vitória do Benfica em Paços de Ferreira. Não se jogou bem, mas o importante era, mesmo, conquistar os 3 pontos. Continuo a achar que, nestes jogos, era preferível preencher o meio-campo com mais um elemento (Carlos Martins ou Pablo Aimar). Grande jogo de Enzo Perez, Salvio e Lima. Jogo menos conseguido de Maxi Pereira, mas até os super-heróis têm direito a um dia menos bom. Agora, é estabilizar o clube e combater os inimigos internos e externos.
E agora Benfica?
O principal erro de Luís Filipe Vieira foi não conseguir combater o "sistema" estabelecido. Errou, em toda a linha, na estratégia e nas pessoas que escolheu para o acompanhar. O apoio a Fernando Gomes e a Vítor Pereira foi uma bomba-relógio que encostou ao seu corpo. Não sei qual foi a estratégia usada, mas foi pouco inteligente. Em termos morais é totalmente inaceitável apoiar pessoas que nos prejudicaram convictamente. Em termos estratégicos fracassou a todos os níveis, uma vez que o clube é prejudicado, sistematicamente, em detrimento do FCP, havendo a agravante de que se perdeu a legitimidade para colocar a FPF em causa, devido ao apoio inequívoco concedido. Errou nas pessoas que escolheu para o acompanhar. Chamo, particularmente, a atenção para esse indivíduo, que dá pelo nome de Pedro Guerra, que conseguiu a proeza de descredibilizar a Btv, tal o facciosismo e a má educação com que se dirige a sócios apaixonados pelo clube. Na minha opinião, e de acordo com o que tenho ouvido de amigos meus, a "gota de água" para a actual situação foram os resultados negativos das nossas contas, contra todas as expectativas. Eu até estou disposto a abdicar de sucessos desportivos, em função da viabilidade do clube. Agora, não tolero é que se obtenha insucessos desportivos e as contas estejam na "red line". Isso é desastroso para o futuro do clube. A acrescentar a este aspecto, há as declarações do presidente, em zig-zag: ora estamos muito bem e vamos fazer política expansionista, ora estamos mal e vamos ter que "comprar menos, vender mais e formar mais". Outro aspecto verdadeiramente desastroso é a participação do vice-presidente Rui Gomes da Silva no programa "O dia seguinte", bem como as recentes declarações públicas do mesmo. As declarações deste indivíduo sobre a venda de Witsel deviam ter-lhe valido a demissão imediata. Rui Costa, como director desportivo fracassou e foi imediatamente deslocalizado (provavelmente, ao abrigo da lei da mobilidade). Enfim, uma série de erros e um autismo a toda a linha, conduziram a esta situação, eu diria, com pouca margem de manobra.
O meu sentimento em relação a isto tudo, é de pena, muita pena. Luís Filipe Vieira fez muita coisa boa no clube: profissionalizou-o, estabilizou-o, reestruturou a formação e as modalidades, valorizou a equipa profissional de futebol, valorizou o património, humanizou o clube com a criação da Fundação Benfica, etc.
A solução que eu desejaria era uma espécie de remodelação governamental, introduzindo pessoas novas e melhores do que as actuais. Mas para isso é necessário que o presidente esteja forte e com vontade de lutar. Gostava também que Vieira demonstrasse que o clube esta acima dos seus interesses pessoais. Se isto não acontecer, aguardo que surja uma oposição credível (muito longe de tudo o que vi até agora).
Relatório e contas chumbado
Cartão laranja mostrado a Vieira tem como resultado a fragilização da direcção.
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
A minha equipa para Paços
Artur Moraes
Maxi Pereira Jardel Garay Luisinho
Matic
Salvio Enzo Perez Melgarejo
Aimar
Cardozo
Maxi Pereira Jardel Garay Luisinho
Matic
Salvio Enzo Perez Melgarejo
Aimar
Cardozo
Esta equipa é, na minha opinião, a solução mais forte para jogar e ganhar em Paços de Ferreira. Luisinho, presentemente, pode dar mais na posição de lateral esquerdo do que Melgarejo e o paraguaio, agora que adquiriu rotinas defensivas, pode ser um caso sério na ala esquerda (compensando as subidas do lateral). Como o jogo é fora da Luz , considero que Aimar devia jogar no apoio a Cardozo, de forma a preencher o meio-campo e fazer a ligação com o ponta-de-lança.
Subscrever:
Mensagens (Atom)