Eu cresci a pensar que o Benfica era um dos grandes da Europa. No meu imaginário não existiam impossíveis para o meu clube. Os adversários à nossa altura eram os melhores da Europa porque nós também o éramos. Olho para a história das competições europeias e reforço esta ideia com as estatísticas. Nós somos dos clubes europeus com mais jogos realizados, com mais vitórias, com mais finais e com 2 Taças dos Campeões Europeus ganhas. A três finais, tive o privilégio de assistir. Em nenhuma delas o Benfica tinha o maior orçamento e em nenhuma, das que eu assisti, éramos considerados favoritos, no entanto, fomos dignos, jogámos para ganhar e podíamos ter ganho. Fomos um grande, tivemos discurso de grande, jogámos como um grande e caímos como um grande. Este era o meu Benfica. Presentemente, somos um clube com discurso de coitadinho e com postura de clube pequeno. Somos um clube cujos futebolistas quando jogam com o Barcelona parecem um grupo de excursionistas. só faltando, mesmo, usarem máquinas fotográficas para registarem o momento para a posteridade. Somos um clube cujos técnicos, jogadores e alguns adeptos acham que não são do mesmo campeonato do Barcelona (discurso igual às equipas pequenas do nosso campeonato depois de jogarem com os 3 grandes). Com esta postura, o Benfica jamais ganharia as Taças dos Campeões Europeus. Nunca fomos favoritos, ninguém nos conhecia, mas isso não nos inibiu de ir à luta e desafiar as probabilidades. Ganhámos porque fomos audazes e confiámos nas nossas capacidades. Com esta postura ambiciosa, actualmente, só encontro o FCP e o SC Braga. Como pode um pai dizer ao seu filho que o Benfica é um grande e o Glorioso quando o clube, actualmente, é a antítese disto tudo. Não sou Vieirista, nem oposicionista. Sou Benfiquista do fundo do coração. Coloco o Benfica como um membro da minha família e tenho-lhe um amor ilimitado, por isso estou triste. Estou triste porque vejo o Benfica doente. Tenho medo de o perder, tal como o conhecia. Tenho medo de olhar para ele e sentir o que se sente quando se vê um familiar gravemente doente, com um aspecto muito diferente daquele a que nos habituou. Não quero desistir e não vou desistir, mas olho à volta e vejo muita gente conformada com a situação. Tudo isto deixa-me triste, muito triste, mas, provavelmente, também o Benfica seguiu o maldito ciclo da vida e estamos a assistir ao seu definhar. Jamais o esquecerei, sentirei sempre a sua falta. Adeus meu Benfica. Até sempre.
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Eu prefiro Diego Armando Maradona
Messi é um extra-terrestre que tem a sorte de jogar na melhor equipa de todos os tempos. No entanto, para mim, o melhor jogador, de sempre, é Diego Armando Maradona. Diego, jamais, jogaria neste Barça, porque sempre esteve do lado dos mais fracos na luta contra os mais fortes. Se jogasse, presentemente, não tenho dúvida que o seu maior desafio seria terminar com esta hegemonia catalã. Estaria, decididamente, do outro lado da barricada. Escolho, igualmente, Maradona porque sempre manifestou as suas fraquezas e emoções, ao contrário de Messi que parece esfíngico. Por tudo isto, eu canto: Olé, olé, olé, olé! Diego, Diego!
"Em décadas a ver jogos do Benfica, julgo que este terá sido o jogo em que eu mais vi uma superioridade tão avassaladora de um adversário sobre a nossa equipa."
in Tertúlia benfiquista
Por culpa de uma grande equipa como é o Barça e também por culpa de um grande clube que devia ter uma grande equipa mas que não tem. Aliás, a exibição do Benfica foi anedótica e não honrou a história do clube. O Benfica não teve mentalidade de equipa grande e foi muito pequeno; pior que os pequenos do nosso campeonato. Fazem falta jogadores portugueses, que queiram mostrar o orgulho de jogar no Benfica e demonstrar que o Benfica é um grande da Europa (pelo menos os adeptos, ainda, pensam que é).
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
A minha equipa para o jogo com o Barcelona
Artur Moraes
Maxi Pereira Jardel Garay Melgarejo
Matic
Salvio Enzo Perez Nico Gaitan
Bruno César
Lima
Olhos nos olhos. Para ganhar porque é possível.
Maxi Pereira Jardel Garay Melgarejo
Matic
Salvio Enzo Perez Nico Gaitan
Bruno César
Lima
Olhos nos olhos. Para ganhar porque é possível.
sábado, 29 de setembro de 2012
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Benfica ganha em Paços de Ferreira
Boa vitória do Benfica em Paços de Ferreira. Não se jogou bem, mas o importante era, mesmo, conquistar os 3 pontos. Continuo a achar que, nestes jogos, era preferível preencher o meio-campo com mais um elemento (Carlos Martins ou Pablo Aimar). Grande jogo de Enzo Perez, Salvio e Lima. Jogo menos conseguido de Maxi Pereira, mas até os super-heróis têm direito a um dia menos bom. Agora, é estabilizar o clube e combater os inimigos internos e externos.
E agora Benfica?
O principal erro de Luís Filipe Vieira foi não conseguir combater o "sistema" estabelecido. Errou, em toda a linha, na estratégia e nas pessoas que escolheu para o acompanhar. O apoio a Fernando Gomes e a Vítor Pereira foi uma bomba-relógio que encostou ao seu corpo. Não sei qual foi a estratégia usada, mas foi pouco inteligente. Em termos morais é totalmente inaceitável apoiar pessoas que nos prejudicaram convictamente. Em termos estratégicos fracassou a todos os níveis, uma vez que o clube é prejudicado, sistematicamente, em detrimento do FCP, havendo a agravante de que se perdeu a legitimidade para colocar a FPF em causa, devido ao apoio inequívoco concedido. Errou nas pessoas que escolheu para o acompanhar. Chamo, particularmente, a atenção para esse indivíduo, que dá pelo nome de Pedro Guerra, que conseguiu a proeza de descredibilizar a Btv, tal o facciosismo e a má educação com que se dirige a sócios apaixonados pelo clube. Na minha opinião, e de acordo com o que tenho ouvido de amigos meus, a "gota de água" para a actual situação foram os resultados negativos das nossas contas, contra todas as expectativas. Eu até estou disposto a abdicar de sucessos desportivos, em função da viabilidade do clube. Agora, não tolero é que se obtenha insucessos desportivos e as contas estejam na "red line". Isso é desastroso para o futuro do clube. A acrescentar a este aspecto, há as declarações do presidente, em zig-zag: ora estamos muito bem e vamos fazer política expansionista, ora estamos mal e vamos ter que "comprar menos, vender mais e formar mais". Outro aspecto verdadeiramente desastroso é a participação do vice-presidente Rui Gomes da Silva no programa "O dia seguinte", bem como as recentes declarações públicas do mesmo. As declarações deste indivíduo sobre a venda de Witsel deviam ter-lhe valido a demissão imediata. Rui Costa, como director desportivo fracassou e foi imediatamente deslocalizado (provavelmente, ao abrigo da lei da mobilidade). Enfim, uma série de erros e um autismo a toda a linha, conduziram a esta situação, eu diria, com pouca margem de manobra.
O meu sentimento em relação a isto tudo, é de pena, muita pena. Luís Filipe Vieira fez muita coisa boa no clube: profissionalizou-o, estabilizou-o, reestruturou a formação e as modalidades, valorizou a equipa profissional de futebol, valorizou o património, humanizou o clube com a criação da Fundação Benfica, etc.
A solução que eu desejaria era uma espécie de remodelação governamental, introduzindo pessoas novas e melhores do que as actuais. Mas para isso é necessário que o presidente esteja forte e com vontade de lutar. Gostava também que Vieira demonstrasse que o clube esta acima dos seus interesses pessoais. Se isto não acontecer, aguardo que surja uma oposição credível (muito longe de tudo o que vi até agora).
Relatório e contas chumbado
Cartão laranja mostrado a Vieira tem como resultado a fragilização da direcção.
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
A minha equipa para Paços
Artur Moraes
Maxi Pereira Jardel Garay Luisinho
Matic
Salvio Enzo Perez Melgarejo
Aimar
Cardozo
Maxi Pereira Jardel Garay Luisinho
Matic
Salvio Enzo Perez Melgarejo
Aimar
Cardozo
Esta equipa é, na minha opinião, a solução mais forte para jogar e ganhar em Paços de Ferreira. Luisinho, presentemente, pode dar mais na posição de lateral esquerdo do que Melgarejo e o paraguaio, agora que adquiriu rotinas defensivas, pode ser um caso sério na ala esquerda (compensando as subidas do lateral). Como o jogo é fora da Luz , considero que Aimar devia jogar no apoio a Cardozo, de forma a preencher o meio-campo e fazer a ligação com o ponta-de-lança.
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
O apoio inequívoco
http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2012/09/depois-disto-qual-e-o-espanto-quem-nos.html
Qual a lógica de fazer manifestações contra o "sistema" corrupto que controla o futebol português, se a nossa direcção os apoiou, inequivocamente! Que credibilidade tem o nosso presidente, quando vemos o clube ser constantemente prejudicado pelos lacaios do "sistema", por ele apoiado?
terça-feira, 25 de setembro de 2012
O segredo do sucesso de Pinto da Costa
O segredo de Pinto da Costa à frente do FCP é ter, sempre, transmitido, a todos os adeptos, a ideia que coloca o seu clube acima de tudo. Associando a esta imagem, um poder de argumentação e uma inteligência que não são comuns. É com estes factores, que se aglutinam vontades e se derrubam obstáculos. Seria com alguém que tivesse estas características, que derrubaríamos, claramente, o "sistema". Unido, o Benfica seria imparável. Seria à prova de árbitros, que, unicamente, fazem pela vida, de modo a sobreviver neste "sistema".
Sobre boicotes e outras coisas semelhantes
Quando oiço falar alguns adeptos do Benfica sobre como afrontar o "sistema", estremeço. Boicotes a jogos fora, trajar de negro no jogo com o Barcelona... Estará tudo doido? O Benfica é o maior clube nacional, não se pode comportar como um coitadinho, porque não o é. O que o Benfica precisa é de uma direcção e de um presidente que estejam à altura do clube.
Os méritos de Jesus
Jorge Jesus conseguiu, em pouco tempo, ultrapassar as saídas de Javi Garcia e de Witsel com distinção. Matic e Enzo Perez dão às posições 6 e 8 uma dimensão que, na minha opinião, Javi e o belga não davam. Matic acelera o jogo porque tem melhor técnica de passe, enquanto que Enzo é mais rápido e aparece muito bem em zonas de finalização, pausando o jogo quando necessário. Do lado direito, Salvio é craque. O problema está no lado esquerdo, uma vez que Gaitan é intermitente e Ola John está muito longe de poder ser, actualmente, opção para a equipa principal. Nolito não me parece ser o tipo de jogador que o Benfica necessita para aquela posição. Bruno César, vejo-o mais como opção a Salvio ou como 2º avançado, do que como ala esquerdo. Para mim, as opções para o lado esquerdo do meio campo deviam passar pela equipa B, nomeadamente, o Miguel Rosa (apoiando Enzo no centro) ou o Ivan cavaleiro (jogo mais vertical, à semelhança de Salvio). O lugar de lateral esquerdo também se afigura resolvido, uma vez que Melgarejo tem apresentado grande consistência defensiva.
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
«O Benfica foi avisado do que poderia acontecer em Coimbra» - Rui Gomes da Silva
«O Benfica foi avisado do que poderia acontecer em Coimbra» - Rui Gomes da Silva
Com dirigentes destes, não há treinador, jogadores ou adeptos que resistam. Coitados de nós, que temos que aguentar esta porcaria toda. Como podemos ganhar alguma coisa, com dirigentes deste nível! E o pior de tudo é que nem oposição, de verdade, aparece. Ai Benfica, merecias muito melhor! Merecias ter uma direcção que te defendesse e que não abandonasse os adeptos na luta contra a porcaria instalada. Merecias ter dirigentes que te colocassem acima de tudo,em vez de se servirem de ti.
Bom comunicado do SCP
Esclarecimento do Sporting Clube de Portugal
No afã pré-eleitoral que tem caracterizado a sua actuação nos últimos tempos, o senhor presidente do Sport Lisboa e Benfica vai recitando pelo País fora os textos que lhe são postos à frente por um qualquer arcanjo de serviço. Mas, em vez de se cingir a falar do Benfica, que é o assunto que deve interessar aos benfiquistas, e utilizando a velha tática de atirar areia para os olhos para distrair os mais incautos, o senhor presidente do SLB vai fazendo referências menos adequadas a outros clubes, designadamente ao Sporting Clube de Portugal, ao qual a única coisa que o liga foi já ter sido sócio, quando ainda não se tinha decidido a qual dos três grandes do desporto português acabaria por dedicar mais do seu tempo, depois de passagem pelo Alverca, clube que se encontra nos distritais de Lisboa.
Em relação ao Sporting Clube de Portugal decidiu fazer uma referência, que só não honra quem a proferiu, sobre o facto do Sporting não ter decidido transferir alguns dos jogadores sobre quem recaia o interesse de vários clubes internacionais, fazendo referência a «prejuízos milionários». Ora, convém que o presidente do Sport Lisboa e Benfica saiba que, apesar da sua antiga qualidade de associado do Sporting, os assuntos do Sporting Clube de Portugal são tratados no interior do Sporting Clube de Portugal e dizem apenas respeito aos legítimos associados do clube. O Sporting e os sportinguistas não recebem lições do presidente do Benfica.
Não é que não se reconheça ao senhor presidente do Sport Lisboa e Benfica autoridade para falar sobre «prejuízos milionários». Trata-se mesmo, há que reconhecê-lo, de uma autoridade nessa matéria. Afinal, trata-se do mesmo dirigente que, nesse insane desígnio de considerar que o seu clube é sempre o maior do mundo em tudo, já conseguiu um inolvidável recorde: o passivo do Benfica é o maior que jamais existiu no desporto português! Esse recorde já ninguém tira ao actual senhor presidente do Sport Lisboa e Benfica, que conseguiu na sua gestão multiplicar por mais de vinte (20!) esse passivo fazendo com que se encontre numa situação de falência técnica.
Mas esse é um problema do Sport Lisboa e Benfica e dos seus associados e dirigentes. Mas convém, que o senhor presidente do Benfica e todos os arcanjos que o rodeiam saibam que não se devem atirar pedras aos outros quando se têm telhados de vidro.
O senhor presidente do Benfica que se entretenha com os seus problemas, que o Sporting trata dos seus. Nem todos os métodos para distrair as pessoas e ganhar eleições são aceitáveis. Sabemos que há pessoas que são capazes de tudo para alcançar os seus objectivos. Mas faça o obséquio de não meter o Sporting ao barulho.
Lisboa, 24 de Setembro 2012
Aqui está um comunicado interessante. Foi infeliz o presidente do Benfica ao falar da situação do SCP. Seja verdade ou mentira, não tinha nada que o fazer, principalmente, porque as nossas contas são más. Se o objectivo era desviar atenções, fez mal, igualmente, porque os adeptos do Benfica não são estúpidos. Quem semeia ventos colhe tempestades. Quanto ao resto, quem beneficia é sempre o mesmo: FCP. São beneficiados, há anos, pelas arbitragens e ainda se divertem a assistir a lutas de garnisés.
Os jornalistas desportivos não se lembram
Se eu pouco acredito em jornalismo isento, ainda menos acredito em jornalismo desportivo isento. Há jornalistas que são do Benfica, outros do SCP e outros do FCP. Para complicar as coisas, existem as linhas editoriais dos media. Para simplificar, os media pertencem a poucos grupos económicos, o que torna mais fácil a detecção da linha editorial. A sensação que é transmitida pelos jornalistas é que obedecem às linhas editoriais, tornando a isenção mero objecto decorativo. Que fique claro, as opiniões de jornalistas, ex-árbitros, ex-jogadores de futebol, operários fabris ou médicos, que pululam nos media, são na esmagadora maioria lixo (algum quase que tóxico!). Servem para defender os seus clubes, os seus interesses económicos ou os seus patrões. Quem tiver dúvidas, basta aceder às suas contas nas redes sociais, e deliciar-se com a sua isenção. Outro pormenor interessante é a amnésia que esta gente sofre. Quando analisam o trabalho de um árbitro, esquecem todo o seu historial. Parece que o árbitro acabou de aterrar em Portugal e todos os seus erros são desculpáveis, porque é normal o erro humano. Infelizmente, quem tem memória retrógrada lida pior com estes assuntos. É que, lembra-se do que estas criaturas fizeram ao longo dos anos. Lembra-se da angústia sofrida por decisões absolutamente inenarráveis. Lembra-se das escutas do apito dourado. Lembra-se das viagens para o Brasil. Lembra-se do controlo da arbitragem pela AFP. Lembra-se das homenagens a Proença (após benefício do FCP no jogo do título da época passada) e Benquerença, prestadas pela AFP. Lembra-se da conquista do campeonato da época passada por um dos piores treinadores de futebol de que tenho memória (o que, até para os meus amigos portistas, se tornou difícil de explicar). Enfim, que sorte que os jornalistas desportivos têm; é que eles não se lembram!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
