quinta-feira, 4 de outubro de 2012

http://vitoriavem.blogspot.pt/2012/10/margarida-marante-gosta-de-polvo.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+blogspot/YswLY+(Vit%C3%B3ria+vem!)

Nemanja Matić


És grande Matic.

Outra forma de perder 2-0 com o Barcelona



Aqui está outra forma de perder 2 a 0 com o formidável Barcelona. Jogando olhos nos olhos, como uma equipa grande deve fazer. Caindo como um grande. Infelizmente, para mim como benfiquista, não foi nada disto que eu vi no Estádio da Luz. Diferenças entre mentalidades. Uns foram grandes e outros fizeram o papel de coitadinhos.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Até sempre meu Benfica

Eu cresci a pensar que o Benfica era um dos grandes da Europa. No meu imaginário não existiam impossíveis para o meu clube. Os adversários à nossa altura eram os melhores da Europa porque nós também o éramos. Olho para a  história das competições europeias e reforço esta ideia com as estatísticas. Nós somos dos clubes europeus com mais jogos realizados, com mais vitórias, com mais finais e com 2  Taças dos Campeões Europeus ganhas. A três finais, tive o privilégio de assistir. Em nenhuma delas o Benfica tinha o maior orçamento e em nenhuma, das que eu assisti, éramos considerados favoritos, no entanto, fomos dignos, jogámos para ganhar e podíamos ter ganho. Fomos um grande, tivemos discurso de grande, jogámos como um grande e caímos como um grande. Este era o meu Benfica. Presentemente, somos um clube com discurso de coitadinho e com postura de clube pequeno. Somos um clube cujos futebolistas quando jogam com o Barcelona parecem um grupo de excursionistas. só faltando, mesmo, usarem máquinas fotográficas para registarem o momento para a posteridade. Somos um clube cujos técnicos, jogadores e alguns adeptos acham que não são do mesmo campeonato do Barcelona (discurso igual às equipas pequenas do nosso campeonato depois de jogarem com os 3 grandes). Com esta postura, o Benfica jamais ganharia as Taças dos Campeões Europeus. Nunca fomos favoritos, ninguém nos conhecia, mas isso não nos inibiu de ir à luta e desafiar as probabilidades. Ganhámos porque fomos audazes e confiámos nas nossas capacidades. Com esta postura ambiciosa, actualmente, só encontro o FCP e o SC Braga. Como pode um pai dizer ao seu filho que o Benfica é um grande e o Glorioso quando o clube, actualmente, é a antítese disto tudo. Não sou Vieirista, nem oposicionista. Sou Benfiquista do fundo do coração. Coloco o Benfica como um membro da minha família e tenho-lhe um amor ilimitado, por isso estou triste. Estou triste porque vejo o Benfica doente. Tenho medo de o perder, tal como o conhecia. Tenho medo de olhar para ele e sentir o que se sente quando se vê um familiar gravemente doente, com um aspecto muito diferente daquele a que nos habituou. Não quero desistir e não vou desistir, mas olho à volta e vejo muita gente conformada com a situação. Tudo isto deixa-me triste, muito triste, mas, provavelmente, também o Benfica seguiu o maldito ciclo da vida e estamos a assistir ao seu definhar. Jamais o esquecerei, sentirei sempre a sua falta. Adeus meu Benfica. Até sempre.

Eu prefiro Diego Armando Maradona



Messi é um extra-terrestre que tem a sorte de jogar na melhor equipa de todos os tempos. No entanto, para mim, o melhor jogador, de sempre, é Diego Armando Maradona. Diego, jamais, jogaria neste Barça, porque sempre esteve do lado dos mais fracos na luta contra os mais fortes. Se jogasse, presentemente, não tenho dúvida que o seu maior desafio seria terminar com esta hegemonia catalã. Estaria, decididamente, do outro lado da barricada. Escolho, igualmente, Maradona porque sempre manifestou as suas fraquezas e emoções, ao contrário de Messi que parece esfíngico. Por tudo isto, eu canto: Olé, olé, olé, olé! Diego, Diego!
"Em décadas a ver jogos do Benfica, julgo que este terá sido o jogo em que eu mais vi uma superioridade tão avassaladora de um adversário sobre a nossa equipa."

in Tertúlia benfiquista

Por culpa de uma grande equipa como é o Barça e também por culpa de um grande clube que devia ter uma grande equipa mas que não tem. Aliás, a exibição do Benfica foi anedótica e não honrou a história do clube. O Benfica não teve mentalidade de equipa grande e foi muito pequeno; pior que os pequenos do nosso campeonato.   Fazem falta jogadores portugueses, que queiram mostrar o orgulho de jogar no Benfica e demonstrar que o Benfica é um grande da Europa (pelo menos os adeptos, ainda, pensam que é).

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A minha equipa para o jogo com o Barcelona

                                                Artur Moraes

    Maxi Pereira                Jardel                 Garay                Melgarejo

                                                    Matic

          Salvio                            Enzo Perez                        Nico Gaitan

                                                                Bruno César

                                                   Lima


Olhos nos olhos. Para ganhar porque é possível.