terça-feira, 16 de outubro de 2012

Nobel da Paz para a União Europeia

"O prémio Nobel da Paz 2012 foi atribuído à União Europeia (UE) pelo seu contributo para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos, anunciou hoje o Comité Nobel."


A União Europeia vai conduzir à maior discrepância entre pobres e ricos, à perda de valorização da vida humana e da sua dignidade, à queda das democracias e ao conflito armado na Europa.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O jornalista desportivo

O jornalista desportivo fez opção por esta área (aqueles que puderam escolher) porque gosta de futebol. Antes de serem jornalistas já gostavam de futebol e frequentavam os estádios com endereços dos respectivos clubes. E, é por isso que o jornalista, como ser humano,  quando entra num estádio, está por uma ou por outra equipa. Acreditar na isenção do jornalista desportivo é querer transformá-lo numa simples ameba. Aquilo que eu espero de um jornalista desportivo é que seja honesto com os seus princípios e com os destinatários da sua informação. 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Inexplicável o desperdício

Como é que a estrutura de futebol do Benfica não percebeu o valor destes jogadores! Um foi dispensado com um valor estipulado que permite a compra do passe pelo River Plate. Rodrigo Mora esteve meses sem jogar no Uruguai para poder assinar a custo 0 pelo Benfica. Nos jogos de pré-época disputados demonstrou ser um valor muito importante e um jogador que poderia substituir Saviola. Sempre demonstrou humildade (fez questão de aprender a falar português) e veia goleadora. Foi, até, o jogador escolhido para bater as bolas paradas. Quanto a Luís Neto, a chamada à selecção nacional não deixa ninguém surpreendido, uma vez que, a este jogador, já lhe era apontado um futuro risonho no Varzim, posteriormente confirmado no Nacional. Resta acrescentar que é português e que o Benfica teve tudo para adquirir o seu passe há alguns anos atrás, quando beneficiou do direito de preferência sobre os jogadores do Varzim, a troco de ajuda financeira.
Que raio andam a fazer os directores e os treinadores quando não conseguem perceber o potencial destes jogadores? 

Plantel do Benfica - presente e futuro

                                                                     Oblak
                                                                Artur Moraes
                                                                 Paulo Lopes

        Maxi Pereira                        Luisão                   Garay                   Melgarejo
        João Cancelo                   Miguel Vítor              Jardel                      Luisinho
                                                      Sidnei                  Roderick

                                     M. Fernandes                            Matic
                                     André Gomes                    André Almeida

                                                       
                 Salvio                                      Enzo Perez                     Ivan Cavaleiro                   
               Ola John                                 Miguel Rosa                       Urreta
                                                                Bruno César                  Nico Gaitan  
                                                                Pablo Aimar                        Nolito
                
                                                   Cardozo                 Rodrigo
                                                     Lima                     Mora
                                              Nélson Oliveira           Jara
                                                    Michel                  Kardec

Com Manuel Fernandes (ou outro jogador com as mesmas características) e este grupo de jogadores, o Benfica tem obrigação de ganhar títulos e jogar futebol. No entanto, a elaboração deste grupo de jogadores não deixa de ser questionável. Veja-se: 8 avançados (quando o mais lógico é manter 3 no plantel principal recorrendo à equipa B, em caso de necessidade); 4 números 10 (quando bastariam 2); nas alas ofensivas parece-me bem o quadro de jogadores; 3 médios com características defensivas, sendo que 2 deles são jovens (faz falta urgentemente um médio com valor e experiência (Manuel Fernandes seria a minha opção); 6 centrais (não vejo problemas neste sector da defesa); 4 laterais, sendo 1 deles um jovem que, ainda, tem que evoluir muito na equipa B (Cancelo) e o titular no lado esquerdo (Melgarejo) ainda tem que "crescer muito; 3 guarda-redes asseguram o presente e o futuro.
A negro coloquei jogadores que devem fazer parte do presente/futuro próximo do Benfica. A sublinhado estão os jogadores que podem permitir encaixe financeiro por terem mercado e terem substitutos (Cardozo - Lima e N. Oliveira; Rodrigo - Mora; Gaitan - Ola John; Jardel - M. Vítor).

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

É, com toda a certeza, simples coincidência





A influência da arbitragem nos campeonatos nacionais

Analisar jogos de futebol, em Portugal, sem falar da influência das equipas de arbitragem é utópico. Presenciei o Benfica - Beira-Mar no Estádio da Luz e fiquei com a sensação que o Benfica, na óptica de Rui Costa, (árbitro do Porto com historial muito negativo para o Benfica) ganharia o jogo. Há análises arbitrais que são, muitas vezes, difíceis de objectivar mas nos pequenos pormenores Rui Costa decidiu sempre a favor do clube da casa. Pode questionar-se, mas foi pelo árbitro que o Benfica ganhou? Não, não teve influência directa no resultado mas, indirectamente, os jogadores apercebem-se quando o árbitro, por assim dizer, está "controlado" e isso é fundamental para transmitir confiança à equipa. No Domingo, a exibição da equipa de arbitragem no clássico das Antas foi escandalosamente "caseira". O FCP precisaria desse "empurrão" para sair vitorioso? Provavelmente, não. Mas o que é certo é que assinalar aquelas duas grandes penalidades destrói animicamente qualquer equipa. Jorge Sousa e a restante equipa mataram a credibilidade daquele jogo. Tiraram glória aos vencedores e credibilidade ao jogo. Já, anteriormente, referi que, para mim, o FCP é o principal candidato ao título nacional porque manteve a estrutura, perdendo o melhor jogador, ao invés do Benfica que "assassinou" o seu meio-campo. O tempo tem-me vindo a dar razão, uma vez que os jogos do Benfica são constrangedores. Não me fio na actual classificação porque o campeonato português não coloca grandes dificuldades às equipas grandes, não possibilitando dessa forma, o estabelecimento de grandes diferenças entre elas. Penso que a Champions pode funcionar como um barómetro mais seguro em relação à real capacidade das equipas e nesse caso não acredito que o Benfica seja apurado para a próxima fase. Arrisco mesmo, que dificilmente ganharemos algum dos jogos que ainda faltam disputar (oxalá esteja enganado!). Voltando ao tema da arbitragem e ao campeonato nacional, o favoritismo do FCP tem que se basear, somente, na capacidade futebolística e não na influência da arbitragem. Ora é, precisamente, neste aspecto que a competição inquina em Portugal desde que eu me lembro de ver futebol. Eu não consigo perceber na maioria dos campeonatos se o maior mérito da sua conquista pelos azuis e brancos se deve à sua real capacidade ou à influência da arbitragem. Quando as escutas do apito dourado se centram num período de ouro do FCP (vencedores da Liga Europa e Champions com Mourinho) como não duvidar da veracidade das classificações nesses e em outros campeonatos em que as equipas não eram tão boas ou tão bem treinadas? Provavelmente, estamos em presença de um fenómeno sinérgico, em que a capacidade das equipas é potenciado pela influência das arbitragens. Ontem, Jorge Sousa foi como que uma enzima, catalisando o jogo do FCP. Pena que não se tenha limitado a ser árbitro.