sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Luís Sobral, cujo cognome é o moralista, escreveu...


Os canais de clube e o tratamento das imagens dos jogos. Gosto da discussão, mas agora vou para a regie. Maisfutebol na TVI24 às 22:00.

Num País conhecido pela independência dos jornalistas (se é que os desportivos entram nesta categoria profissional!) e pela isenção dos grupos editoriais, esta afirmação é deliciosa. Aliás, não há benfiquista que possa estar mais satisfeito com o tratamento de imagens da... deixa ver... ah, pois... da Sport tv.
Carrega Sobral. Carrega Mais Futebol. O melhor programa desportivo em Portugal. 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Vasco Santos no Gil Vicente-Benfica
PORTUENSE APITA JOGO DA 7.ª JORNADA

O Benfica tem que jogar muito futebol para ganhar este jogo porque este árbitro é muito perigoso.

Bernardo Silva



Sempre que vejo jogar este menino, faz-me lembrar Pablito Aimar. A inteligência, a classe e a técnica estão lá. É entusiasmante pensar que estamos a criar na nossa casa um digno sucessor de El Mago. Oxalá tudo corra dentro da normalidade, para que este menino possa vir a ser o 10 do Benfica. Este é, para mim, a maior jóia da formação benfiquista.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A notícia da campanha eleitoral

Tirando a laracha do costume (desta vez é o 3 + 1 + 50) adorei ficar a saber que os jogos na Luz podem vir a ser transmitidos na Benfica Tv.

Assim fica difícil ganhar alguma coisa!

Vieira vende o meio-campo do Benfica, nos últimos dias do mercado, sem salvaguardar alternativas (déjà vu).
Jesus fica com o meio-campo fragilizado e o que faz? Desguarnece-o mais um pouco, apostando num sistema com dois médios centrais e dois avançados.
Assim fica difícil ganhar alguma coisa!
Cruzar os braços como Jesus fez ontem durante a 1ª parte do jogo, quando os russos podiam marcar a qualquer altura e de qualquer maneira, não é admissível. Urgia colocar mais um médio e retirar um avançado para conseguir equilibrar o meio-campo (provavelmente antes dos 30 minutos de jogo) e conseguir dar luta a uma equipa fraquíssima. 
Assim fica difícil ganhar alguma coisa!

«Vamos contar com um plantel que qualquer clube na Europa se orgulharia de ter» - Luís Filipe Vieira

«Vamos contar com um plantel que qualquer clube na Europa se orgulharia de ter» - Luís Filipe Vieira

Isto é mentira! O Benfica tem uma equipa banal. Uma equipa sem qualidade para se apresentar na Champions e com potencial para ficar, na melhor das hipóteses, em terceiro lugar da liga portuguesa. 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Previsível

De que vale fazer uma época espectacular na Champions se na época a seguir não ganhamos um jogo?
De que vale semear avançados na área se a equipa não tem consistência que permita fazer chegar jogo à frente de ataque?
De que vale ter jogadores criativos se depois não temos quem pressione e recupere bolas?
De que vale facturar 60 milhões no mercado de transferências se depois se hipoteca a recuperação da imagem do clube na Europa?
De que vale jogar com onze estrangeiros se os resultados não são melhores do que seriam se jogássemos com jogadores portugueses?
Tudo muito triste e previsível.

domingo, 21 de outubro de 2012


TRASPASÓ A AMBOS FUTBOLISTAS POR 51 MILLONES DE EUROS

El Oporto admite que pagó 22 millones en comisiones por Falcao y Guarín

ALBERTO R. BARBERO. MADRID 20/10/12 - 13:18.
El Oporto cerró la campaña 2011-2012 con pérdidas de 33,5 millones de euros, según se desprende de las cuentas enviadas por el club a la Comisión del Mercado de Valores lusa. El club precisa que estos resultados no incluyen las ventas de Hulk ni de Álvaro Pereira este mismo verano, ni el fichaje de Jackson Martínez, pero sí los traspasos de Radamel Falcao al Atlético de Madrid (40 millones) y de Freddy Guarín (11) al Inter de Milán. De estas dos últimas operaciones se descuentan casi 22 millones en costes de transacción e intermediación, lo que deja el beneficio en 29 millones. En el caso del Tigre, casi la mitad de su traspaso se dedicó a pagar comisiones, entre ellas a Gestifute, empresa de Jorge Mendes, y a la compañía holandesa Orel B.V.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O meu sentido de voto

Se só houvesse uma lista às eleições do Benfica, (a lista de Luís Filipe Vieira) eu votaria em branco como forma de protesto. Não concordo com algumas decisões tomadas por esta direcção que, na minha opinião, não deveriam ter sido tomadas por um dirigente do Benfica (a principal das quais, apoio a Fernando Gomes e Vítor Pereira). 
Como existirão duas listas, voto em Luís Filipe Vieira porque penso presidir à menos má e à mais credível das duas. Não deixo, contudo, de ter algumas reservas em relação à composição da sua lista e lamentar não dar o meu voto ao Dr. Cunha Leal e ao Dr. Ribeiro e Castro.
No fundo, não existindo um mundo ideal, voto naquilo que me parece ser o menos mau para o meu Benfica.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Candidatura de Rui Rangel ao Sport Lisboa e Benfica - Parte 1



É difícil ficar indiferente a uma lista que contém nomes como os de Ribeiro e Castro e Cunha Leal.

Nobel da Paz para a União Europeia

"O prémio Nobel da Paz 2012 foi atribuído à União Europeia (UE) pelo seu contributo para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos, anunciou hoje o Comité Nobel."


A União Europeia vai conduzir à maior discrepância entre pobres e ricos, à perda de valorização da vida humana e da sua dignidade, à queda das democracias e ao conflito armado na Europa.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O jornalista desportivo

O jornalista desportivo fez opção por esta área (aqueles que puderam escolher) porque gosta de futebol. Antes de serem jornalistas já gostavam de futebol e frequentavam os estádios com endereços dos respectivos clubes. E, é por isso que o jornalista, como ser humano,  quando entra num estádio, está por uma ou por outra equipa. Acreditar na isenção do jornalista desportivo é querer transformá-lo numa simples ameba. Aquilo que eu espero de um jornalista desportivo é que seja honesto com os seus princípios e com os destinatários da sua informação. 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Inexplicável o desperdício

Como é que a estrutura de futebol do Benfica não percebeu o valor destes jogadores! Um foi dispensado com um valor estipulado que permite a compra do passe pelo River Plate. Rodrigo Mora esteve meses sem jogar no Uruguai para poder assinar a custo 0 pelo Benfica. Nos jogos de pré-época disputados demonstrou ser um valor muito importante e um jogador que poderia substituir Saviola. Sempre demonstrou humildade (fez questão de aprender a falar português) e veia goleadora. Foi, até, o jogador escolhido para bater as bolas paradas. Quanto a Luís Neto, a chamada à selecção nacional não deixa ninguém surpreendido, uma vez que, a este jogador, já lhe era apontado um futuro risonho no Varzim, posteriormente confirmado no Nacional. Resta acrescentar que é português e que o Benfica teve tudo para adquirir o seu passe há alguns anos atrás, quando beneficiou do direito de preferência sobre os jogadores do Varzim, a troco de ajuda financeira.
Que raio andam a fazer os directores e os treinadores quando não conseguem perceber o potencial destes jogadores? 

Plantel do Benfica - presente e futuro

                                                                     Oblak
                                                                Artur Moraes
                                                                 Paulo Lopes

        Maxi Pereira                        Luisão                   Garay                   Melgarejo
        João Cancelo                   Miguel Vítor              Jardel                      Luisinho
                                                      Sidnei                  Roderick

                                     M. Fernandes                            Matic
                                     André Gomes                    André Almeida

                                                       
                 Salvio                                      Enzo Perez                     Ivan Cavaleiro                   
               Ola John                                 Miguel Rosa                       Urreta
                                                                Bruno César                  Nico Gaitan  
                                                                Pablo Aimar                        Nolito
                
                                                   Cardozo                 Rodrigo
                                                     Lima                     Mora
                                              Nélson Oliveira           Jara
                                                    Michel                  Kardec

Com Manuel Fernandes (ou outro jogador com as mesmas características) e este grupo de jogadores, o Benfica tem obrigação de ganhar títulos e jogar futebol. No entanto, a elaboração deste grupo de jogadores não deixa de ser questionável. Veja-se: 8 avançados (quando o mais lógico é manter 3 no plantel principal recorrendo à equipa B, em caso de necessidade); 4 números 10 (quando bastariam 2); nas alas ofensivas parece-me bem o quadro de jogadores; 3 médios com características defensivas, sendo que 2 deles são jovens (faz falta urgentemente um médio com valor e experiência (Manuel Fernandes seria a minha opção); 6 centrais (não vejo problemas neste sector da defesa); 4 laterais, sendo 1 deles um jovem que, ainda, tem que evoluir muito na equipa B (Cancelo) e o titular no lado esquerdo (Melgarejo) ainda tem que "crescer muito; 3 guarda-redes asseguram o presente e o futuro.
A negro coloquei jogadores que devem fazer parte do presente/futuro próximo do Benfica. A sublinhado estão os jogadores que podem permitir encaixe financeiro por terem mercado e terem substitutos (Cardozo - Lima e N. Oliveira; Rodrigo - Mora; Gaitan - Ola John; Jardel - M. Vítor).

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

É, com toda a certeza, simples coincidência





A influência da arbitragem nos campeonatos nacionais

Analisar jogos de futebol, em Portugal, sem falar da influência das equipas de arbitragem é utópico. Presenciei o Benfica - Beira-Mar no Estádio da Luz e fiquei com a sensação que o Benfica, na óptica de Rui Costa, (árbitro do Porto com historial muito negativo para o Benfica) ganharia o jogo. Há análises arbitrais que são, muitas vezes, difíceis de objectivar mas nos pequenos pormenores Rui Costa decidiu sempre a favor do clube da casa. Pode questionar-se, mas foi pelo árbitro que o Benfica ganhou? Não, não teve influência directa no resultado mas, indirectamente, os jogadores apercebem-se quando o árbitro, por assim dizer, está "controlado" e isso é fundamental para transmitir confiança à equipa. No Domingo, a exibição da equipa de arbitragem no clássico das Antas foi escandalosamente "caseira". O FCP precisaria desse "empurrão" para sair vitorioso? Provavelmente, não. Mas o que é certo é que assinalar aquelas duas grandes penalidades destrói animicamente qualquer equipa. Jorge Sousa e a restante equipa mataram a credibilidade daquele jogo. Tiraram glória aos vencedores e credibilidade ao jogo. Já, anteriormente, referi que, para mim, o FCP é o principal candidato ao título nacional porque manteve a estrutura, perdendo o melhor jogador, ao invés do Benfica que "assassinou" o seu meio-campo. O tempo tem-me vindo a dar razão, uma vez que os jogos do Benfica são constrangedores. Não me fio na actual classificação porque o campeonato português não coloca grandes dificuldades às equipas grandes, não possibilitando dessa forma, o estabelecimento de grandes diferenças entre elas. Penso que a Champions pode funcionar como um barómetro mais seguro em relação à real capacidade das equipas e nesse caso não acredito que o Benfica seja apurado para a próxima fase. Arrisco mesmo, que dificilmente ganharemos algum dos jogos que ainda faltam disputar (oxalá esteja enganado!). Voltando ao tema da arbitragem e ao campeonato nacional, o favoritismo do FCP tem que se basear, somente, na capacidade futebolística e não na influência da arbitragem. Ora é, precisamente, neste aspecto que a competição inquina em Portugal desde que eu me lembro de ver futebol. Eu não consigo perceber na maioria dos campeonatos se o maior mérito da sua conquista pelos azuis e brancos se deve à sua real capacidade ou à influência da arbitragem. Quando as escutas do apito dourado se centram num período de ouro do FCP (vencedores da Liga Europa e Champions com Mourinho) como não duvidar da veracidade das classificações nesses e em outros campeonatos em que as equipas não eram tão boas ou tão bem treinadas? Provavelmente, estamos em presença de um fenómeno sinérgico, em que a capacidade das equipas é potenciado pela influência das arbitragens. Ontem, Jorge Sousa foi como que uma enzima, catalisando o jogo do FCP. Pena que não se tenha limitado a ser árbitro. 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

http://vitoriavem.blogspot.pt/2012/10/margarida-marante-gosta-de-polvo.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+blogspot/YswLY+(Vit%C3%B3ria+vem!)

Nemanja Matić


És grande Matic.

Outra forma de perder 2-0 com o Barcelona



Aqui está outra forma de perder 2 a 0 com o formidável Barcelona. Jogando olhos nos olhos, como uma equipa grande deve fazer. Caindo como um grande. Infelizmente, para mim como benfiquista, não foi nada disto que eu vi no Estádio da Luz. Diferenças entre mentalidades. Uns foram grandes e outros fizeram o papel de coitadinhos.