quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Batota de Glasgow e os Freitas, Pipas e companhia


Penalti inventado, a 9 minutos do fim do tempo regulamentar, que colocou o Celtic  na fase seguinte da Liga dos Campeões.
Jogo completamente controlado pelo Spartak que demonstrou ser melhor equipa que o Celtic. Vi o jogo, em directo, porque acreditava que o Benfica se ia aguentar em Barcelona, sendo decisivo o jogo da Escócia. Nada fazia prever que os escoceses marcassem o segundo golo até à invenção do árbitro. Resta dizer que nesta jogada o avançado Samaras, antes do simular o penalti, comete falta sobre o defesa.
Sobre o jogo do Benfica, vi-o em diferido na Barça Tv, e pude testemunhar o enorme jogo que fizemos. Quem diz que o Benfica tinha obrigação de ganhar, devido à constituição da equipa do Barcelona, não percebe nada de futebol. O Barça jogou com Pinto, Montoya, Puyol, Adriano, Song, Thiago, Villa e Tello (jogadores com habitual presença na equipa principal) e com 3 jogadores da equipa B. Ainda entraram, Messi, Piqué e a jóia Deulofeu. No Benfica jogaram, Melgarejo (o ano passado jogava no Paços de Ferreira e este ano foi adaptado a defesa esquerdo), Matic (jogou nas reservas do Chelsea, estando em processo de adaptação à posição 6), André Gomes (há alguns meses atrás jogava nos juniores), Nolito (jogava na equipa B do Barça), Ola John (internacional sub-21 pela Holanda e a fazer a primeira época de Champions), Rodrigo (jogou na equipa B do Real Madrid, sendo, ainda, um miúdo), André Almeida (jogava há poucos meses na equipa B).  Resta dizer que o Benfica jogou em Camp Nou de uma forma tão personalizada que os próprios comentadores da Barça Tv estavam impressionados com o que estavam a presenciar.
Sobre a fase de grupos, não há muito a dizer. Quem, correctamente, prescinde de Witsel e Javi Garcia, em cima do início da época, coloca em causa a Champions. Foi, precisamente, isto que ocorreu nos primeiros três jogos. A equipa jogou em Glasgow sem Luisão, Maxi, Witsel e Javi Garcia. Jesus colocou André Almeida, Melgarejo, Matic, Enzo Perez e Jardel, num jogo de alto risco, e saiu-se bem, no entanto, não foi possível ter a ousadia para vencer o jogo. Em Moscovo e na Luz com o Barcelona fizemos péssimos jogos e comprometemos o apuramento. 
Quanto às críticas sobre o jogo de Barcelona, fico estupefacto com o que tenho assistido na Bola Tv. Indivíduos como o José Manuel Freitas ou André Pipa ou não percebem nada de futebol, ou têm agenda paralela nas suas intervenções. Os seus comentários são tão ridículos que só alguém sem qualquer sentido crítico pode cair na "esparrela". Ontem, o Rodrigo tinha saído aos 7 minutos, há uns tempos atrás, o Matic não jogava nada e o Jorge Jesus era um mal-educado para com os jornalistas. Para o Pipa, a constituição da equipa do Barça colocou em causa o fair-play da Champions e o Celtic fez justiça, ao cair do pano. Esqueceu-se de referir o extraordinário fair-play que constituiu o penalti do Celtic. 
Para estes adeptos de futebol, o que interessa é defender o Ronaldo e o Mourinho. Quanto ao Benfica é um fartar-vilanagem. Bem faz o FCP que os deixa à porta e os trata abaixo de cão.