domingo, 24 de outubro de 2010

O anti-benfiquismo

Como natural do Minho e tendo lá vivido muitos anos, penso que muitas vezes se confunde o anti-benfiquismo com o anti-Lisboa. Basta lembrar-me de vários amigos, nortenhos e benfiquistas, que detestam Lisboa e tudo o que, para eles, significa a capital.
Este preconceito baseia-se, fundamentalmente, na ignorância e na tentativa de arranjar um bode expiatório para todos os problemas mundanos que acometem o ser humano. Bem sei que este problema deve ser transversal a todos os países mas, convenhamos que, nem todos tiveram um indivíduo que passou toda a sua triste vida a semear ódios e a apelidar de "mouros" a quem vivia do Mondego para baixo.
Vivendo actualmente em Lisboa apercebi-me de o quão errados estavam os meus amigos em vários assuntos. Quando se fala que os ordenados são mais elevados, esquecem-se que o custo de vida é, igualmente, mais alto. Quando se fala, por exemplo, da saúde, no Norte os serviços são normalmente mais eficazes e organizados. Enfim, todas as cidades têm as suas peculiaridades. Agora, o que não é sério, é a tentativa de colagem do Sport Lisboa e Benfica ao anti-Lisboa, interpretado pelos dirigentes/indigentes do FCP, esquecendo-se que o Glorioso não é um clube de uma cidade, mas sim, um clube do mundo.