sábado, 27 de novembro de 2010

Discurso do presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, na inauguração, este sábado, da Casa do Benfica em Mira



“Para aqueles que sabem o esforço que sempre dediquei e a importância que sempre reconheci às Casas do Benfica, imaginam a satisfação de poder estar aqui, hoje.

A minha primeira palavra é, merecidamente, de reconhecimento para todos os que trabalharam e dedicaram o melhor do seu esforço para levar por diante o projecto que há pouco tivemos oportunidade de inaugurar.

Queria, por isso, na pessoa do Presidente da Direcção da Casa do Benfica de Mira, senhor Pedro Gordo, dar os parabéns a todos aqueles que tornaram esta realidade possível.

O projecto das Casas – a aposta no seu desenvolvimento – sempre representou para mim a melhor garantia do crescimento do Sport Lisboa e Benfica.

Trata-se de um património incalculável, porque as Casas representam a diversidade dos locais e das pessoas que vivem diariamente o nosso Clube.

As Casas do Benfica testemunham a dimensão universal do Benfica. São, geograficamente, as nossas “embaixadas” em todo o Mundo, e isso é algo que nunca podemos esquecer!

Devo dizer-vos que quando olho para trás e vejo o ponto de partida e onde estamos hoje, sinto um tremendo orgulho no caminho percorrido.

Nunca esqueço – porque foi aí que muitas vezes procurei forças – que uma das minhas principais preocupações foi sempre a de devolver o Clube aos sócios, aos adeptos, porque é aí que reside a verdadeira força do Sport Lisboa e Benfica. É isso que nos torna grandes!

Todos nós somos responsáveis por transmitir aos mais novos os valores e a dimensão do nosso Clube. É por isso que as Casas do Benfica são importantes, porque parte da preservação da nossa história e do testemunho dos nossos valores passam por aqui.

Mas mais do que viver e preservar a história do Benfica, é importante que as Casas se integrem cada vez mais na comunidade onde estão inseridas, e por isso não posso deixar de destacar a forma dinâmica como esta Casa do Benfica contribui para a vida comunitária de Mira.

Sei da intensa actividade que esta Casa desenvolve a nível cultural e desportivo e é isso que espero das nossas Casas, que funcionem de forma integrada com a vida do Concelho, que sejam factor de mobilização e de dinamização das suas comunidades! Sei que isso em Mira é uma realidade. Parabéns também por isso!
Como devem compreender, pelas razões que conhecem, este não é um tempo feliz, mas também não é o tempo de desistir e muito menos de inverter o caminho.

Perante as dificuldades devemos ser persistentes, perante as dificuldades devemos redobrar as nossas convicções.

Nunca devemos cair na tentação de reagir a quente, ou escolher o caminho mais fácil, porque o caminho mais fácil, muitas vezes, é aquele que nos leva aos maiores problemas.

Todos sabem que sou uma pessoa exigente, que todos os dias reclamo mais trabalho e dedicação, mas sou ao mesmo tempo conhecedor de que todos projectos necessitam de estabilidade.

O caminho do sucesso também conhece contratempos!

Sei do desencanto dos benfiquistas. Partilho desse desencanto, lamento o percurso acidentado que temos vivido. Mas estou certo de que os primeiros a lamentá-lo são os nossos jogadores e a nossa equipa técnica.

Quando ganhamos, ganhamos todos. Quando perdemos, também perdemos todos. Por isso é que é injusto as campanhas que alguns jornais têm feito contra alguns dos nossos jogadores e, até, contra o próprio treinador.

A esses, e a todos vós, digo que este não é o tempo de abandonar a equipa, mas o tempo de a ajudar a recuperar o caminho do sucesso. Este não é o tempo de dizer que tudo vai mal, mas o tempo de ajudar a recuperar o que de bom todos eles fizeram num passado muito próximo.

Já o disse recentemente, mas quero aqui, em Mira, repeti-lo: É com Jorge Jesus que queremos e vamos continuar a ganhar. Conheço-lhe o trabalho, a exigência e a seriedade. Não podemos passar da euforia à depressão em tão pouco tempo.

Este é um momento de fazermos uma análise fria, justa e principalmente com alguma memória! Porque é bom olhar para o presente e para o futuro, sem esquecer o que foi o nosso passado! É isso que faço e é isso que convido todos os benfiquistas a fazer!

Já demonstrámos que conseguimos ultrapassar dificuldades, que conseguimos vencer grandes problemas, porque, mais importante que os problemas, é a nossa vontade de os resolver.

Neste Clube a unanimidade não se alcança – como em outros clubes – pela intimidação daqueles que discordam. A grandeza deste Clube resultou, exactamente, de ter sabido construir a nossa história na diversidade e na possibilidade de todos se exprimirem livremente. É isso que nos diferencia!

Mas, dito isto, também gostaria de recordar que é nos momentos de maior dificuldade que nos devemos manter mais juntos, mais unidos!

Já enfrentámos no passado muitas tempestades, vamos – no presente e no futuro – continuar a enfrentar algumas. É natural, porque cada tempo traz as suas dificuldades, mas não serão os acidentes de percurso que nos irão distrair da necessidade de mantermos este rumo e esta visão de crescimento.

Obrigado a todos, Viva o Benfica!”
 
Foto e discurso retirados do site oficial do Sport Lisboa e Benfica