domingo, 22 de abril de 2012

Benfica 2011/12 futebol, paixão e razão

Nolito na época passada jogava na 2ª liga espanhola; Rodrigo era suplente não utilizado no Bolton; Nélson Oliveira não jogava no Paços de Ferreira; Cardozo é lento; Saviola está acabado; Aimar é frágil; Gaitan só joga quando quer; Bruno César chegou este ano à Europa; Capdevila chegou gordo (e sim, também gostava que tivesse jogado mais); Matic jogava num clube fraco da Holanda; Enzo Perez resolveu ser Enzo férias; Jardel há duas épocas jogava no Olhanense; Djaló estava sem jogar há 6 meses. Mesmo assim:

  • Benfica ganha taça da liga depois de eliminar o porto nas meias finais
  • a três jornadas do fim do campeonato está na luta pelo 1º lugar (difícil) e tem quase o 2º lugar assegurado (fácil)
  • foi eliminado pelo Marítimo na taça de Portugal (no Funchal), equipa sensação da época em Portugal, num jogo em que era obrigatório ganhar
  • quartos de final da Champions, depois de ganhar o grupo à frente de Manchester United e eliminados pelo Chelsea de forma injusta e bastante condicionada pelos árbitros.
Por tudo isto, não considero que tenha sido uma época para esquecer, e tenho para mim que o Jorge Jesus tem feito um excelente trabalho no clube. Pede-se continuidade da equipa técnica e reforço da equipa em alguns lugares mais fragilizados. Ainda que também goste de Paulo Bento e ache que teria condições para fazer um bom trabalho no Benfica, nesta altura, acho que o Jorge Jesus tem o plantel do seu lado e como tal tem todas as condições para continuar o trabalho no Benfica. Goste-se ou não do sistema de jogo do Benfica, uma coisa é certa, a equipa tem uma filosofia que se mantém em todas as partidas e esta identidade é muito positiva para o clube e irá trazer dividendos no futuro.
Sobre o quebra da equipa e a perda dos 5 pontos de avanço, na minha opinião, é explicável pelo retorno da liga dos campeões (fase eliminatória) em que todas as equipas que a disputam sofrem internamente, por esta altura. Repare-se o que tem acontecido ao porto todos os anos por essa altura. O Benfica, infelizmente, não estava habituado a esta situação. São todas estas adaptações a situações de maior exigência competitiva que o clube (adeptos incluídos) têm que compreender.
Por outro lado, temos, igualmente, que perceber que o porto tem, em algumas deslocações, autênticos passeios, ao invés do Benfica (nacional da Madeira e braga serão os casos mais paradigmáticos).