domingo, 15 de abril de 2012

Vieira, Jesus, adeptos, Benfica

Sou benfiquista e acredito que o Benfica só faz sentido se for para ganhar. Fico triste com as derrotas e nos últimos anos tenho assistido a vitórias sucessivas do porto nas mais diversas modalidades. 
Partindo deste pressuposto, não posso negar a evolução que o meu clube teve nos mandatos de Vieira. Passou a ser um clube estável, sem histórias de salários em atraso e discutindo a vitória nas diversas competições. Somos o único clube que se apresenta a competir em todas as modalidades de pavilhão. Vieira, teve o mérito de elevar a auto-estima dos benfiquistas, assegurando que o clube iria competir e ganhar em tudo e é precisamente neste elevar da fasquia que reside a actual contestação. Infelizmente, não temos conseguido ganhar. Isto acontece porque o porto tem sido melhor que nós. Tem sido mais organizado. No futebol, consegue ter orçamentos maiores e consequentemente, melhores jogadores. No ano anterior, tinha um plantel fantástico, com Falcao, Hulk, Garin, etc... e ganhou tudo! O Benfica tinha bons jogadores mas poucas opções no plantel. Esta época, a relação de forças é mais próxima mas o porto continua a ter no plantel o melhor jogador no campeonato (Hulk) e isso tem-lhe valido desbloquear certos jogos. Muitos benfiquistas continuam a falar dos árbitros, e muita razão têm tido, no entanto, é altura de abandonar este discurso e fazer ver aos jogadores que no Benfica lutamos contra tudo e contra todos, inclusivamente, contra a própria grandeza do clube, que sempre gerou inveja noutras paragens. Nas modalidades, o assunto parece-me diferente, visto que acredito que o Benfica tem tido os melhores plantéis por diversas ocasiões. Aqui, parece-me que o problema é a falta de organização e planeamento. Aposta-se muitas vezes em grandes jogadores mas esquece-se dos treinadores. Permite-se que nas cúpulas dirigentes das diversas modalidades (futebol, incluído) o clube seja mal representado e consequentemente prejudicado.Confesso que a única modalidade em que acredito que exista um projecto a sério no clube é o hóquei em patins. Bons dirigentes, bons jogadores e boa equipa técnica. Outro assunto que faz a diferença nas modalidades é a fraca presença de público nos pavilhões. Na minha opinião, isto ocorre porque as equipas não são vencedoras e porque, ao contrário do que acontece no porto, as nossas claques não apoiam as modalidades. Melhor fariam se em vez de apupar jogadores após a vitória na taça da liga, apoiassem o Benfica nos pavilhões.
Quanto ao futuro, a minha opinião é que se aparecer alguém melhor do que Vieira e que tenha condições para melhorar o projecto actual (torná-lo vencedor) tem o meu voto. Se não aparecer, voto Vieira porque independentemente dos resultados não aparecerem tem um projecto consolidado e credível. Em relação ao treinador de futebol na próxima época, não consigo ter uma opinião concreta, porque só quem trabalha no clube dispõe dos dados todos, mas é claro que é o plantel e os jogadores com mais peso que podem contribuir para a queda ou a manutenção de Jesus. Se Jesus tiver o plantel do seu lado deve ficar, em caso contrário, deve sair e acredito que Paulo Bento seria a melhor opção para o substituir. Atribuir as culpas todas ao treinador na hora da derrota é miopia e serve para não olhar para os verdadeiros problemas do clube. Para finalizar, o que mais me chateia no actual presidente e no actual treinador é a extrema vaidade que demonstram em qualquer aparição pública. Ver Vieira na SIC a dar uma entrevista sobre nada e por nada, só porque a equipa estava à frente do campeonato é verdadeiramente desconcertante... Ver Jesus chamar a si todos os louros quando a equipa ganha é embaraçoso...