domingo, 22 de abril de 2012

Benfica 2011/12 modalidades, análise e sugestões


  • Andebol - historicamente é uma modalidade em que o Benfica não é feliz. Este ano, à semelhança dos anteriores, vai ser uma época para esquecer. Profundas alterações têm que ser efectuadas nesta secção para conseguir entrar num rumo de vitória.



  • Basquetebol - grande trabalho na formação do clube (projecto fantástico) não complementado, na mesma medida, pela equipa sénior. Carlos Lisboa pode aportar a mística benfiquista mas não me parece que seja o treinador ideal (na minha óptica, o porto tem o melhor treinador). Podemos ser campeões mas vai ser difícil.

  • Hóquei em patins - na minha opinião, é o projecto mais bem estruturado das modalidades de pavilhão do clube. O sucesso interno está à porta e quem sabe se não ganhamos a liga Europa. Boa escola de formação à semelhança do que acontece no basquetebol. Um exemplo.

  • Voleibol - melhor plantel e maior orçamento do campeonato. Tudo para sermos campeões mas falta um projecto de formação mais capaz e dinâmico que consiga obstar à falta de praticantes da modalidade no Sul do país. O vólei do Benfica faz-me lembrar o Chelsea e o City no futebol europeu, embora, tenhamos o melhor palmarés na taça de Portugal. 

  • Futsal - bom plantel embora tenha muitas dúvidas acerca do treinador. Com um pouco de sorte podemos fazer a dobradinha (campeonato e taça). A presença de Ricardinho pode ser decisiva para o desenrolar da época. Falta tornar o projecto formativo mais eficaz.

  • Atletismo - grande trabalho da prof. Ana Oliveira e de todos os treinadores. Modalidade de referência do clube. Grande projecto formativo.

Para finalizar, dizer que não compreendo que o director geral das modalidades seja treinador de uma delas. Parece-me demasiado amador para um clube com a dimensão do Benfica. 
É necessário chamar mais adeptos aos pavilhões através de diversas estratégias (sócios de determinada modalidade com lugar cativo e quotas só dessa modalidade?); animação nos pavilhões através, por exemplo, das classes de ginástica do clube, etc...; enfim, no fundo, copiar o que tem sido feito na organização dos jogos de futebol. Claro que isto só funciona se as modalidades proporcionarem bons espectáculos e forem ganhadoras.