segunda-feira, 30 de abril de 2012

Em modo rascunho

Vou escrever este post em "modo rascunho".
Não tenho dúvidas de que Jorge Jesus não vai ficar no SL Benfica. Basta atentar à sua postura, ontem, no final do jogo (comentários politicamente correctos, não falando das arbitragens) e à entrevista, de hoje, do professor Manuel Sérgio.
Considero-o um bom treinador. Claro que tem defeitos, mas numa estrutura à séria, estes seriam minorados. Tenho que lhe agradecer o melhor futebol que alguma vez vi praticar o Benfica. Sobre o próximo treinador, parece evidente que será Paulo Bento. Tenho-o como um homem sério, humilde, trabalhador, frontal e corajoso. O facto de, ainda, não ter renovado com a FPF faz indiciar que será o próximo treinador do Benfica. Parece-me uma boa aposta e não me parece que seja pelo treinador que "a coisa" correrá mal. Paulo Bento fez um bom trabalho no SCP.
Sobre o presidente Vieira. Confesso que tenho muita dificuldade em avaliar o seu trabalho. Não tem o perfil de presidente que eu gostaria de ter no meu clube, mas reconheço que fez um excelente trabalho em múltiplos aspectos. Passo a descrever:

  • construção do Estádio da Luz, quando já pouca gente acreditava. Foi dele o impulso decisivo (depois de visitar outros, o nosso é magnífico).
  • construção do CFC que é decisivo para o futuro do clube (começamos a ter novamente títulos na formação).
  • construção de 2 pavilhões e de 1 piscina
  • organização do grupo empresarial do Benfica
  • crescimento do número de sócios com a criação do kit sócio (tendo o presidente um papel fundamental ao visitar casas do Benfica por todo o mundo)
  • multiplicação do número de casas do Benfica
  • criação da Benfica TV
  • valorização do plantel principal de futebol do Benfica
  • aposta nas modalidades amadoras (bons plantéis)
  • luta no processo apito dourado, mesmo colocando em risco a sua segurança
O que falhou nos mandatos de Vieira foi a conquista de títulos e a manutenção de uma comunicação verdadeira e credível.

Não se pode apregoar a luta contra o sistema e depois apoiar os Valentins e os Fernandos Gomes desta vida. No fundo, e acreditando na boa fé do presidente, parece-me que ele tentou penetrar no sistema para conseguir tirar proveito. Foi, no entanto, derrotado em larga escala e ao ser derrotado perdeu toda a credibilidade junto dos adeptos. O Benfica tendo 50% dos adeptos do país não pode permitir que os órgãos dirigentes do futebol nacional sejam, quase exclusivamente, pertencentes a adeptos do FCP (e com o nosso apoio). O presidente do Benfica tem que ser credível e honesto com os adeptos, tem que apontar o dedo a quem nos prejudica. O Benfica não pode ter uma estrutura que na hora da derrota deixe um treinador abandonado à sua sorte, mas na hora da vitória tenha um presidente que dê entrevistas para nada dizer. Fica-lhe mal. O Benfica não pode ter vices em programas desportivos que são lesa-futebol. 
Acredito que Vieira se vai recandidatar, até pela sua ausência na hora da derrota, mas acho que o seu tempo já acabou. Não lhe vejo energia ou competência para fazer melhor do que já fez.  Bem ou mal, acredito que fez o melhor que sabia. Espero que apareçam várias alternativas como aconteceu no SCP e que, no final, tenhamos a sorte de escolher o melhor para o clube. Eu quero que o meu filho tenha a felicidade de ver o Benfica ganhar mais vezes do que o pai. Se a alternativa ao Vieira for algo semelhante com o Veiga então, muito mal está o clube. Nós merecemos melhor. Em última análise, porque não tentar o modelo do Bayern?